GRUPOS VIVENCIAIS E PANDEMIA DE COVID-19: PESQUISA MEDIADA PELA INTERNET

Rosangela Araújo Darwich, Larissa Fortes Carvalho, Marlene Silva de Moura

Resumo


Planejar e refazer planos são atitudes cotidianas, mas as mudanças impostas pela situação de pandemia de COVID-19 ultrapassaram muitos dos limitespreviamente conhecidos. Adaptação a circunstâncias dolorosas e superação de desafios caracterizam resiliência, que se faz necessária em tais situações de crise. Assim, aprendizagem é uma importante palavra de ordem de 2020, quando também a pesquisa-ação “Poesia no dia a dia: grupos vivenciais e resiliência” passou por alterações substanciais. Este estudo objetiva refletir acerca da criação de espaços não coercitivos por meio de intervenções mediadas pela internet. Para tanto, detalha procedimentos implementados em pesquisas com famílias e com mulheres com fibromialgia. Chamamos aatenção para a necessidade de os pesquisadores acompanharem de perto as intervenções de modo a favorecer o diálogo não coercitivo entre pais e filhos e de cada participante consigo próprio.


Palavras-chave


Pandemia de COVID-19. Internet. Grupos Vivenciais. Não Coerção. Resiliência

Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, Betânia Fidalgo. Balainha. Belém: UNAMA, 2020.

BARBIERI, Stela; VILELA, Fernando. Quero colo! Porto Alegre: SM, 2016.

BAUER, Jutta. Schreimutter. Weinheim, Alemanha: Beltz & Gelberg, 2020.

DARWICH, Rosângela Araújo; GARCIA, Maria Lúcia Gaspar. Grupos vivenciais e permanência com sucesso na escola:

conquista de direitos. Katálysis, v. 22, n. 3, p. 558-565, 2019.

DARWICH, Rosângela Araújo. “Jobs oder Rechte?” Vom inneren Unfrieden in einem Land zwischen “Grippchen”, Fülle und

nacktem Elend: Brasilien. Amos, v. 2, p. 20, 2020.

DARWICH, Rosângela Araújo; NUNES, Ana Letícia de Moraes.; SOUZA, Aggnes Caroline Alves de. Non-coercion beyond

virtual environments: Can studying be pleasant? Psychological Applications and Trends 2020, InPact 2020, p. 259-261.

Disponível em: https://cutt.ly/IfMHTwx. Acesso em: 20 ago. 2020.

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Enfoques e modelos do treinamento de habilidades sociais. In: DEL

PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. (Orgs.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo. São Paulo: Casa do Psicólogo,

, p. 19-56.

FACULDADES particulares de Belém suspendem aulas e eventos em alerta ao novo coronavírus. G1. PA - Belém. 16 mar.

Disponível em https://cutt.ly/yfMHTAH. Acesso em: 20 ago. 2020.

FISCHER, Sibylle; FRÖHLICH-GILDHOFF, Klaus. Chancen-gleich. Kulturelle Vielfalt als Ressource in frühkindlichen

Bildungsprozessen. Manual zur Qualifizierung pädagogischer Fachkräfte. Stuttgart, Germany: Kohlhammer, 2019.

FRANCO, Blandina; LOLLO, Jose Carlos. Por que sou uma menina xadrez. São Paulo: Blocker, 2015.

HARARI, Yuval. Homo Deus: uma breve história do amanhã. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

HIMMELREICH, Sophia; RIJO, Tânia; HANN, Colin; PÁRAMO, Pedro; MATEJIC, Milorad. Sapo - Frosch. Lingolibros, 2013.

JOOSSE, Barbara. Mamãe, você me ama? São Paulo: Brinque Book, 1994.

KAISER, Lisbeth. Rosa Parks. Frances Lincoln Children’s Books, Londres: 2017.

KIND, X. Y. A Princesa Melancia - Die Wassermelonenprinzessin. Edição do Kindle, 2018.

MIRALLES, Francesc. Como você está lidando com tudo isso? El País Semanal, 30 mar. 2020. Disponível em:

https://cutt.ly/5fMHOqg. Acesso em: 25 ago. 2020.

MOREIRA, Ardilhes; PINHEIRO, Lara. OMS declara pandemia de coronavírus. G1, 11 mar. 2020. Disponível em:

https://cutt.ly/wfMHSw5. Acesso em: 10 set. 2020.

NYONGO, Lupita. Sulwe. Rio de Janeiro: Rocco, 2019.

PESSOA, Fernando. Mensagem. São Paulo: Hedra, 1934.

PINTO, Ziraldo. Alves. O menino marrom. São Paulo: Melhoramentos, 1986.

PROVENZA, José Roberto; POLLAK, Daniel Feldman; MARTINEZ, José Eduardo; PAIVA, Eduardo dos Santos; HELFENSTEIN,

Milton; HEYMANN, Roberto Ezequiel; MATOS, J. M. C.; SOUZA, Eduardo José do R. Fibromialgia. Revista Brasileira de

Reumatologia, São Paulo, v. 44, n. 6, p. 443-449, 2004.

ROCHA, Ruth. Quem tem medo do ridículo? São Paulo: Moderna, 2004.

SANTOS, Josineide Alves; DE ROSE, Júlio César Coelho. A importância do reforço natural na formação do hábito de leitura.

Revista Olhar, v. 1, n. 2, 1999.

SARAMAGO, José. As intermitências da morte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

SIDMAN, Murray. Coercion and its fallout. Massachusetts: Authors Cooperative, 1989.

SKINNER, Burrhus Frederic. Science and human behavior. New York, NY: The Free Press, 1965.

SOUZA, Shirley. Eu quero! Eu quero! São Paulo: Escala Educacional, 2006.

TAYLOR, Derrick Bryson. A timeline of the coronavirus pandemic. The New York Times, 6 ago. 2020.

Disponível em: https://cutt.ly/gfMHDq9. Acesso em: 10 set. 2020.

VALFRÉ, Vinícius; BEHNKE, Emilly. Saúde reforça importância de isolamento para evitar colapso do sistema.

O Estado de São Paulo, 6 abr. 2000. Disponível em https://cutt.ly/wfMHDXv. Acesso em: 10 set. 2020.

VIEIRA, Paulo. Pablo no mundo das nuvens. Belém: Fundação Cultural do Estado do Pará, 2016.

WINTERBERG, Philipp. Entra aqui, sai lá! - Da rein, da raus! Edição do Kindle, 2015.

WORLD HEALTH ORGANISATION - WHO. Naming the coronavirus disease (COVID-19) and the virus that causes it. 2020.

Disponível em: https://cutt.ly/EfSDRo0. Acesso em: 25 ago. 2020.

YOUTUBE ABOUT, 2020. Youtube: nossa missão é dar a todos uma voz e revelar o mundo. Disponível em

https://cutt.ly/YfMHFld. Acesso em: 23 set. 2020




DOI: http://dx.doi.org/10.17648/asas.v17i2.2330

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Asas da Palavra está indexada nos diretórios e bases que seguem:

            .  



 

ISSN:1415-7950