A cooperação como estratégia para o fortalecimento dos pequenos e médios empreendimentos

Autores

  • Jamille CarlaA Oliveira Araújo UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA- UNAMA
  • José Otávio Magno Pires
  • Milton Cordeiro Farias Filho

Resumo

Este artigo faz uma abordagem sobre uma proposta de análise da estratégia da cooperação entre os pequenos e médios empreendimentos através do cooperativismo. Com base na literatura sobre o tema foi feito um levantamento de trabalhos nacionais publicados em base de textos entre os anos 2000 a 2013, com o objetivo de verificar a cooperação como uma estratégia para o fortalecimento de pequenas e médias empresas. Como resultados relata que a cooperação entre empresas, em uma avaliação de três casos com diferentes atividades econômicas em um ambiente competitivo encontram algumas dificuldades de gestão, que podem ser amenizados pela cooperação entre empresas, por meio do compartilhamento de obrigações e das receitas, permitindo concluir que as empresas ao cooperarem em redes ou não, criando linhas de discussão e se mantém pré-dispostas a obterem um aprendizado contínuo, se colocando á disposição de desenvolver sua atividade sob uma visão da cooperação entre empreendimentos, estando propícias a obterem ganhos expressivos torna-os mais competitivos e eficientes.

Palavras-chaves:

Cooperação; Empreendimentos; Redes; Estratégia.

Biografia do Autor

Jamille CarlaA Oliveira Araújo, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA- UNAMA

Mestranda em Administração

MBA- Gerência Contábil, Auditoria, Perícia e Controladoria.

Bacharel em Ciências Contábeis.


José Otávio Magno Pires

Doutorado em Planejamento Urbano e Regional, Cornell University, CORNELL, Estados Unidos.


Milton Cordeiro Farias Filho

Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido. Universidade Federal do Pará

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Publicado

2014-02-01

Edição

Seção

Orphaned