Governança e Transparência Pública: um panorama dos estudos recentes

Autores

  • Eden do Carmo Soares Junior Universidade da Amazônia (Unama) Controladoria-Geral da União (CGU)
  • Luciana Rodrigues Ferreira Universidade da Amazônia (Unama)

Palavras-chave:

Transparência, Governo, Governança Pública, Poderes, Brasil.

Resumo

A Governança Pública é um modelo recente de gestão que tem como marca a valorização de aspectos como transparência, participação social nas políticas públicas e prestação de contas. Em consonância com o movimento da Governança, ultimamente surgiu no Brasil uma série de legislações – entre elas: Lei da Transparência e de Acesso à Informação Pública – que obriga os gestores públicos a atuar com transparência e prestar contas dos recursos geridos. Os sites eletrônicos institucionais são os principais canais para viabilizar essa exposição de dados. Nesse contexto, esta investigação pretende responder como se encontra o atual cenário das pesquisas a respeito da Governança e da Transparência Pública. Assim, o objetivo deste estudo é oferecer um painel contemporâneo de estudos desenvolvidos, em escala nacional, que abarquem as temáticas da Governança e da Transparência no setor público. Aplicando o procedimento metodológico de pesquisa bibliográfica em sites, concluiu-se que existe uma produção relevante desses temas na literatura científica nacional, contudo essa está mais focada no Poder Executivo, e dessa forma, há carência de pesquisas que tratem da transparência em outros poderes, como o Judiciário e o Legislativo, e em órgãos, como Defensorias Públicas, Ministérios Públicos e Tribunais de Contas. Observou-se também, que há espaços teóricos a serem preenchidos, especialmente no que concerne ao acoplamento dos temas Governança e Transparência Pública, além de um aperfeiçoamento desses conceitos para a prática da gestão pública.    

Biografia do Autor

Eden do Carmo Soares Junior, Universidade da Amazônia (Unama) Controladoria-Geral da União (CGU)

Doutorando em Administração pela Universidade da Amazônia, Mestre em Economia (Desenvolvimento Socioeconômio) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - 2016. Pós-graduado em Administração Pública pela Escola de Governo do Estado do Maranhão/Universidade Estadual do Maranhão (EGMA/UEMA) - (2003). Graduado em Ciências Econômicas (2010) e em Comunicação Social (1997), ambas pela UFMA. Tem experiência na área de auditoria governamental, avaliação de políticas públicas e em administração pública.

Luciana Rodrigues Ferreira, Universidade da Amazônia (Unama)

Pós-Doutora no campo da Política Educacional com estudos sobre a Política de financiamento da Pós-Graduação, Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil. Doutora em Educação, linha de Estado, Política e Formação Humana, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação, na linha de Políticas Públicas Educacionais, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental - Mestrado Profissional (PPGC). Pesquisadora vinculada a três Grupos de Pesquisa orientados para o estudo da Economia Política da Educação, da Educação Superior e do Desenvolvimento Local e Gestão Social e Pesquisador Internacional no Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade da Amazônia (PPAD/UNAMA). Servidora Pública da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), onde coordena o Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (CEPPE/EGPA). Atualmente, pesquisa os seguintes Temas: Gestão Participativa e Conselhos; Gestão do Conhecimento e Trabalho; Governança Pública Compartilhada.

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Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

2019 Eixo 4 - Governança, Participação Social e Transparência na Gestão Pública e Territorial