POTENCIAIS APLs DE CERÂMICA NO ESTADO DO PARÁ E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

Autores

  • Keila Regina Mota Negrão Universidade da Amazônia / Mestranda Universidade Federal do Pará / Professora
  • Sérgio Castro Gomes Universidade da Amazônia / Professor
  • Mário Cesar dos Santos de Carvalho Universidade da Amazônia / Doutorando Faculdade de Castanhal / Professor

Palavras-chave:

concentrações de empresas, arranjo produtivo local, desenvolvimento local, cerâmica, índice de concentração normalizado.

Resumo

Este artigo trata sobre concentrações de empresas e desenvolvimento local. Questiona-se em que medida a formação de arranjos produtivos locais (APLs) contribui para o desenvolvimento local? O aporte teórico apresenta a importância das concentrações de empresas, suas classificações, características particulares e relação com o desenvolvimento local. Tem como objetivo identificar locais com maior potencial para formação de APL de cerâmica no Estado do Pará e sua relevância para o desenvolvimento local. Para identificação dos APLs foi utilizado, o Índice de Concentração Normalizado (ICN), obtido a partir da aplicação da técnica estatística multivariada de componentes principais. Observou-se que 09 municípios possuem forte potencial para formação de APL cerâmico, representando 74% do ICN do Estado na atividade, podendo contribuir com desenvolvimento local.

 

Palavras-chave: concentrações de empresas, arranjo produtivo local; desenvolvimento local; cerâmica; índice de concentração normalizado.

Downloads

Publicado

2016-04-28

Edição

Seção

Orphaned