TRABALHO: A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS SURDOS SOBRE SUAS CONDIÇÕES LABORAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA NA CIDADE DE BELÉM/PA.

Autores

  • Antonio Junior Lopes Universidade da Amazônia
  • Luciana Rodrigues Ferreira Universidade da Amazônia

Palavras-chave:

profissionais surdos, condições de trabalho, percepção.

Resumo

O presente trabalho intitulado “trabalho: a percepção de profissionais surdos sobre suas condições laborais e formação continuada na cidade de Belém/PA” investiga sobre qual a percepção dos profissionais surdos sobre as condições de trabalho. Tem como objetivos específicos: Descrever o perfil das características socioeconômicas dos profissionais surdos; Identificar os elementos nas condições laborais objetivos e subjetivos a partir da percepção dos profissionais surdos. Os procedimentos metodológicos a serem adotados são: levantamentos bibliográficos acerca do tema central; e questionário online com os profissionais surdos acima de 18 anos com ou sem experiência que reside no município de Belém do Estado do Pará. A partir do estudo esperamos ampliar as discussões acerca dos profissionais surdos nas instituições públicas e privadas.

Biografia do Autor

Antonio Junior Lopes, Universidade da Amazônia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (2021), Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) e atualmente é bolsista de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, integrante do grupo de estudos gepidi da Universidade da Amazônia, intérprete de libras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, servidor eleitoral temporário - Tribunal Regional Eleitoral do Pará, palestrante e oficineiro - PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, intérprete de libras - PRESTAÇÃO DE SERVIÇO e assistente administrativo/intérprete de libra - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Luciana Rodrigues Ferreira, Universidade da Amazônia

Pós-Doutora no campo da Política Educacional com estudos sobre a Política de financiamento da Pós-Graduação, Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil. Doutora em Educação, linha de Estado, Política e Formação Humana, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação, na linha de Políticas Públicas Educacionais, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental - Mestrado Profissional (PPGC) e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado e Doutorado (PPAD) na Universidade da Amazônia (UNAMA). Servidora Pública Estadual, atualmente vinculada a Escola Fazendária do Estado do Pará (EFAZ/SEFA), onde coordena a Rede de P&D em Estudos Fazendários e o Projeto BID.1.01 sobre Governança Pública e Planejamento estratégicos implementados. É Líder da Rede Sapiens de pesquisa em Conhecimento, Trabalho e Governança. Membro do Observatório de Governança Pública da Escola de Governança Pública do Estado (EGPA), e do Grupo de pesquisa em Gestão Social e do Desenvolvimento Local. E Internacionalmente participa da Clacso e do Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas (GIGAPP). Atualmente, pesquisa os seguintes Temas: Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual nas organizações publicas, gestão participativa e Governança Pública Democrática.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Edição

Seção

CODS 2022 - Eixo Temático 1: Inovações e Diversidades na Gestão Pública