A PERSONIFICAÇÃO DO PRODUTO INFLUENCIANDO A INTENÇÃO DE COMPRA ONLINE QUANDO MODERADA PELA CATEGORIA DE USO

Autores

  • KARINA CASSIA SILVA DE SOUZA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-UFPA
  • Emilio Jose Montero Arruda Filho Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia (PPAD UNAMA) e Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Edgar José Pereira Dias Faculdade Cosmopolita e Processamento de Dados do Estado do Pará (RODEPA)
  • Ronny Luis Sousa Oliveira Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração http://orcid.org/0000-0001-5575-6110

Palavras-chave:

personificação, intenção de compra, hedonismo, utilitarismo, engajamento.

Resumo

O presente estudo explora a personificação do produto como influência direta na intenção de compra online quando moderada pela categoria de uso, visando assim expor a importância de incorporar diferenciais em produtos como modo de instaurar vínculo emocional com consumidores, garantindo neste contexto, maior interesse de compra e engajamento com o produto comunicado. O objetivo geral é atestar o efeito da personificação do produto como diferencial competitivo, explorando as oportunidades de mudança na captação de valor do consumidor no ato da compra. Nessa perspectiva, foi elaborada uma revisão da literatura sobre os temas de comportamento de consumo, percepção de valor da personificação, utilitarismo, hedonismo e engajamento do cliente, para uma melhor fundamentação teórica sobre o assunto e o ambiente e exclusividade de compra. A pesquisa quantitativa foi aplicada utilizando a questionários fechados aplicados a 333 participantes já usuários de mercado eletrônico, analisando a percepção dos respondentes sobre produtos com diferentes níveis de personificação. O foco do estudo buscou conduzir a atenção dos respondentes em direção a existência da personificação de produtos, como uma melhor opção de compra. Através deste estudo é possível concluir que o consumidor tem interesse e engajamento em relação a personificação do produto pesquisado, caso este tenha seu valor percebido maior que o custo e tempo despendido.

Biografia do Autor

KARINA CASSIA SILVA DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-UFPA

graduada em Administração pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

Emilio Jose Montero Arruda Filho, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia (PPAD UNAMA) e Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pós-Doutorado na Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) no departamento de mercadologia (MCD). Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi di Bergamo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia (PPAD UNAMA) e Universidade Federal do Pará (UFPA); Lattes: http://lattes.cnpq.br/9895428179606886

Edgar José Pereira Dias, Faculdade Cosmopolita e Processamento de Dados do Estado do Pará (RODEPA)

Pós-Doutoramento em Administração na Universidade da Amazônia - UNAMA (2021/ 2022 - Aguardando publicação de artigo). Doutor em Administração na Universidade da Amazônia, Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia, Pós-Graduado MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade do Pará, Graduado em Administração com Habilitação em sistema de Informação pela Faculdade do Pará; lattes: http://lattes.cnpq.br/220469712042916

Ronny Luis Sousa Oliveira, Universidade da Amazônia - UNAMA Programa de Pós-Graduação em Administração

Graduado em Administração pela Universidade da Amazônia - UNAMA.

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Bolsita de Doutorado CAPES.

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Publicado

2023-01-03

Edição

Seção

CODS 2022 - Eixo Temático 4: Mercado, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade