A importância do recurso pescada gó Macrodon ancylodon (Block & Schneider, 1801) para o desenvolvimento das Reservas Extrativistas na Zona Costeira Amazônica.

Autores

  • Cláudia Cristina Lima Marçal Universidade Federal do Pará. Programa de Pós Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia - PPGEDAM/NUMA/UFPA. Laboratório de Gestão do Território e Meio Ambiente – GESTAM/NUMA/UFPA. http://orcid.org/0000-0002-6739-5209
  • Gilberto de Miranda Rocha Universidade Federal do Pará. http://orcid.org/0000-0001-5434-9708

Palavras-chave:

Macrodon ancylodon, Reservas Extrativistas, desenvolvimento sustentável

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fornecer elementos acerca da importância do recurso pesqueiro denominado pescada gó Macrodon ancylodon nas Reservas Extrativistas da Zona Costeira Amazônica, a partir da perspectiva do desenvolvimento sustentável. Tal espécie é um recurso pesqueiro de boa aceitação local, sendo comumente comercializado na Costa Norte, a preços acessíveis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada mediante levantamento bibliográfico e documental seguido de análise de conteúdo a partir das dimensões econômicas, ecológicas e sociais do desenvolvimento sustentável. Os resultados obtidos permitiram perceber a espécie, como um dos principais recursos pesqueiros explorados nas Reservas Extrativistas e na Zona Costeira Amazônica. A partir destas percepções, discutiu-se com base nos referenciais de desenvolvimento sustentável, a relevância da espécie para a manutenção do modo de vida das populações tradicionais e para a manutenção das Reservas Extrativistas na Zona Costeira Amazônica. Conclui-se que a importância de M. ancylodon não se restringe à perspectiva econômica, sendo apontada a pressão exercida sobre este recurso e a necessidade de um ordenamento efetivo para garantir o uso sustentável da espécie.

Biografia do Autor

Cláudia Cristina Lima Marçal, Universidade Federal do Pará. Programa de Pós Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia - PPGEDAM/NUMA/UFPA. Laboratório de Gestão do Território e Meio Ambiente – GESTAM/NUMA/UFPA.

Doutoranda em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia - NUMA/UFPA.

Laboratório de Gestão do Território e Meio Ambiente – GESTAM/UFPA.

Gilberto de Miranda Rocha, Universidade Federal do Pará.

Professor titular da Universidade Federal do Pará.

Coordenador do Grupo de Pesquisa Gestão de Territórios na Amazônia - GESTAM/NUMA/UFPA.

Pesquisador Produtividade PQ 2 CNPq.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Edição

Seção

CODS 2022 - Eixo Temático 5: Estratégia e Gestão de Operações Sustentáveis