Predição de Uso, Aceitação e Difusão de Equipamentos Tecnológicos no Setor Educacional

Autores

  • Everaldo Marcelo Souza da Costa Universidade da Amazônia-UNAMA
  • Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano Universidade da Amazônia- UNAMA
  • Emílio José Montero Arruda Filho Universidade da Amazônia-UNAMA

Palavras-chave:

Marketing Tecnológico. Comportamento do consumidor. Setor educacional

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sobre a expectativa de uso, por parte dos alunos, de uma “nova” tecnologia que será implementado na escola, tendo como objetivo explicar o comportamento dos estudantes de uma escola pública estadual, localizada em Belém-PA, contemplada pelo projeto do Governo Federal denominado UCA (Um Computador por Aluno). O netbook foi o objeto entregue aos alunos pelo referido projeto. A metodologia escolhida à proposta explicativa dessa pesquisa foi um levantamento ou survey, realizado antes da entrega dos referidos aparelhos, com análise quantitativa e com a utilização de técnicas de regressão linear múltipla cujas variáveis advêm dos construtos estudados na literatura de marketing (comportamento do consumidor). Por fim, argui-se que não importa o valor utilitário do produto para seu posicionamento e aceitação no mercado. Quando este possui valores ambíguos (utilitários e hedônicos), os consumidores tendem a valorizar como preferência principal os atributos hedônicos. Como resultado identifica-se que os produtos tecnológicos trazem satisfação pelo hedonismo e status social, criam diferenciações pelo grau de atualizações dos portadores desses aparelhos e uma preferência utilitária por produtos integrados, devido à praticidade trazida por sua integração funcional.

Biografia do Autor

Everaldo Marcelo Souza da Costa, Universidade da Amazônia-UNAMA

Mestre em Administração, pesquisador membro do grupo de pesquisa em Marketing Tecnológico da Universidade da Amazônia.

Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano, Universidade da Amazônia- UNAMA

Mestrando em Administração, membro do grupo de pesquisa em Marketing Tecnológico da Universidade da Amazônia.

Emílio José Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia-UNAMA

Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi di Bergamo. Professor do Programa de Mestrado em Administração da Universidade da Amazônia– UNAMA.

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Publicado

2014-02-01

Edição

Seção

Orphaned