Política Industrial de Inovações Tecnológicas e Competitividade Sistêmica

Autores

  • André Cutrim Carvalho Universidade Federal do Pará/Faculdade de Economia.
  • David Ferreira Carvalho Universidade Federal do Pará/Faculdade de Economia.
  • Renata Baleixo Da Silva Cutrim Carvalho Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos.

Palavras-chave:

inovação tecnológica, desenvolvimento econômico e competitividade sistêmica.

Resumo

RESUMO: Para Schumpeter as inovações tecnológicas são indutoras do desenvolvimento econômico capitalista, logo somente as novas combinações que são descontínuas e que causam mutações industriais, a ponto de mudarem as estruturas de mercado no capitalismo, caracterizam o verdadeiro desenvolvimento econômico. O objetivo fundamental deste artigo é discutir numa perspectiva teórica a relevância estratégica normativa de uma política nacional de desenvolvimento industrial, centrada em inovações tecnológicas em um ambiente de competitividade sistêmica. No que tange a formulação de uma política industrial e tecnológica, a estruturação de uma rede nacional de inovações tecnológicas é um passo importante para estimular a geração, adoção e difusão de tecnologias, portanto, uma política nacional de desenvolvimento industrial deve buscar uma articulação sistêmica com a política de inovações tecnológicas e de comércio exterior.

Biografia do Autor

André Cutrim Carvalho, Universidade Federal do Pará/Faculdade de Economia.

Economista e Engenheiro de Computação. Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Econômica da UNESP. Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP

David Ferreira Carvalho, Universidade Federal do Pará/Faculdade de Economia.

Economista e Engenheiro Agrônomo. Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos da UFPA. Doutor e Pós-Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da UNICAMP.

Renata Baleixo Da Silva Cutrim Carvalho, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos.

Contadora da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos. Especialista em Gestão Pública pela UNAMA e Auditoria e Controladoria pelo CESUPA.

Downloads

Publicado

2014-02-01

Edição

Seção

Orphaned