O principal objetivo desta pesquisa é compreender como os estudantes usam o Instagram para potencializar o próprio processo de aprendizado por meio de perfis anônimos voltados ao estudo. De forma específica, objetiva-se desvelar as motivações dos estudantes, bem como o possível desenvolvimento de uma literacia digital evidenciada pela construção de perfis de curadoria de conteúdo no Instagram. Para isso, a pesquisa empírica, de cunho exploratório, foi dividida em duas etapas: mapeamento de perfis do Instagram e raspagem de dados; entrevistas semi-estruturadas. Entre os resultados obtidos, observa-se como os estudantes têm lançado mão de estratégias criativas de curadoria para burlar as lógicas algorítmicas do Instagram e potencializar o acesso a conteúdo educativos.
Biografia do Autor
Gabriella Santos Carmo
Especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC-ECA-USP).
Issaaf Karhawi
Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UNIP).