CINEMA E DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL NO BRASIL: REFLEXÕES ACERCA DO DOCUMENTÁRIO “EDIFÍCIO MASTER”, DE EDUARDO COUTINHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v25n2-2137

Palavras-chave:

Diversidade. Mídia. Cinema. Edifício Master. Eduardo Coutinho.

Resumo

Este artigo aborda a diversidade cultural e social brasileira a partir dos sujeitos sociais abordados na obra Edifício Master (2002), do cineasta Eduardo Coutinho. Busca-se refletir sobre como essa diversidade é retratada no documentário em questão e qual o papel da mídia nesse contexto. Desenvolveu-se uma revisão sistemática da literatura, sobre os temas cultura, identidade, diversidade, cinema e mídia e realizou-se a análise do documentário. Diante da influência que a mídia possui perante o indivíduo, Coutinho traz um novo panorama do gênero documentário ao permitir que pessoas comuns, chamadas também de atores sociais, participem e apresentem suas histórias. Conclui-se que o cinema é uma ferramenta importante para registrar a diversidade cultural e social a partir dos sujeitos sociais em ambientes que não são acessíveis a todos.

Biografia do Autor

Caroline Kraus Luvizotto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Bauru

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Possui Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Midiática e Movimentos Sociais (ComMov).

Ana Carolina Trindade, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Bauru

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Graduada em Relações Públicas pelo Centro Universitário Sagrado Coração. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

José Carlos Marques, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Bauru

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Livre-Docente em Comunicação e Esporte. Professor Associado da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Artigos