PRÁTICAS DE LEITURA NAS REDES SOCIAIS DA INTERNET: O QUE DIZEM OS ALUNOS?!

Autores

  • Abinalio Ubiratan da Cruz Subrinho Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Denise Dias de Carvalho Sousa Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v26n1-2140

Palavras-chave:

Comportamentos leitores, Leitura nas redes sociais, Formação leitora.

Resumo

Neste estudo dialogamos sobre os comportamentos leitores nas redes sociais da internet, debatendo as relações estabelecidas entre alunos-ledores, textos e discursos no ambiente virtual. Para tanto, objetivamos explicitar, entre outras questões, quais são os gêneros do discurso mais lidos [na rede] por este público, se eles dispõem do hábito de postar ou compartilhar em suas redes textos com os quais se identifiquem, assim como se se sentem seduzidos por objetos partilhados por outros usuários, em outros termos, com qual frequência leem as textualidades que lhes são encaminhadas. Para realização da investigação contamos com a colaboração de 42 sujeitos, estudantes do 3º Ano Ensino Médio, adotando por instrumento de construção de dados o Grupo de Discussão (WERLLER, 2013) e a Aplicação de Questionários (GIL, 2008), e por pressupostos teóricos os estudos de Coscarelli (2016), Lévy (2011), Rojo e Moura (2012), Santaella (2014) dentre outros. Com a pesquisa concluímos que os gêneros emergentes, “webgêneros”, são mais comuns entre esses leitores e que há uma maior atratividade pela leitura de gêneros híbridos, que mesclem as múltiplas linguagens.  

Biografia do Autor

Abinalio Ubiratan da Cruz Subrinho, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), pós-graduado em Educação Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), graduado em Letras Língua Portuguesa e Literaturas (UNEB). Desenvolve pesquisa em Práticas de Leitura e Formação de Professores, com ênfase nas seguintes temáticas: hiperleituras, comportamentos leitores em ambientes virtuais, produção e recepção literária nas redes sociais, docência e Tecnologias DIgitais da Informação e Comunicação (TDICs). Acumula experiência enquanto Coordenador Pedagógico, Gestor de Unidade de Ensino e Professor. Atualmente é professor substituto na (UNEB) atuando nos cursos de graduação e pós-graduação e Coordenador do Programa Universidade Para Todos (UPT). Integrante do grupo de pesquisa - Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (LEFOR).

Denise Dias de Carvalho Sousa, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (PPED) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutora em Letras – Teoria da Literatura (PUCRS).

Downloads

Publicado

24-06-2021

Edição

Seção

Artigos