VULGO GRACE: A AMBIGUIDADE DA PERSONAGEM FEMININA DO ROMANCE DE MARGARET ATWOOD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v25n2-2312

Palavras-chave:

Crítica literária feminista. Vulgo Grace. Dubiedade.

Resumo

Neste trabalho, analisou-se a protagonista do romance Vulgo Grace (1996), de Margaret Atwood; nessa análise, verifica-se como essa personagem subverte algumas ideologias sexistas como recurso de subsistência. O trabalho tem como base as teorias feministas para o levantamento bibliográfico acerca do papel da mulher na sociedade e na literatura e das lutas por igualdade desde o século XVIII, apoiando-se em autoras como Woolf (2014), Beauvoir (1970), Showalter (2014), entre outras. Verificou-se como o sexismo potencializa a marginalização feminina, de acordo com seu comportamento na sociedade. Grace afirma não se lembrar do assassinato, porém, sua personalidade dúbia coloca em dúvida sua inocência ou culpa. A personagem era inferiorizada por ser mulher, pobre e, em tese, criminosa, sendo silenciada e tendo seu direito de defesa roubado pelo tribunal. Atwood promove uma reflexão acerca das mulheres da época, diante de uma sociedade que as inferiorizava, ao ponto de condenar uma mulher mesmo não havendo provas suficientes contra ela. Diante disso, Grace utiliza sua ambiguidade para confundir seu entrevistador e se proteger do sexismo que a cerca.

Biografia do Autor

Elis Regina Fernandes Alves, UFAM- Universidade Federal do Amazonas

É professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no curso de Letras - Língua e Literaturas Portuguesa e Inglesa (campus Vale do Rio Madeira - Humaitá). Possui doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de São José do Rio Preto; mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); graduação em Letras - Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela mesma instituição.

Ana Beatriz Santos Braz, UFAM- Universidade Federal do Amazonas

É discente do curso de Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus Vale do Rio Madeira - Humaitá. Foi bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) por dois anos consecutivos, atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Língua Inglesa e, atualmente, participa do Programa Residência Pedagógica de Língua Portuguesa.

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Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Artigos