STEFFEN KRÜGER — UM OLHAR GERMANO-NÓRDICO SOBRE AS MÍDIAS DIGITAIS, AS INTERAÇÕES PSICOSSOCIAIS E AS CULTURAS DE TELA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v25n2-2346

Resumo

Em meados de maio de 2020, quando eu me dispus a tentar contato via e-mail e da maneira mais formal possível com o professor alemão Steffen Krüger, usei “Dr. Krüger” o tempo todo na mensagem e tentei, em vão, chegar o mais próximo do que seria passar a imagem de um acadêmico sem informalidades, quase “frio” e interessado somente na vida acadêmica do meu entrevistado. Jamais imaginaria o quão singular é a trajetória da pessoa por trás dessa figura tão acessível e tão gentil que, muito brevemente, desmontou todo o cenário de formalidade que tentei construir tão ingenuamente. Ou seja, tentei conhecer Dr. Krüger e acabei conhecendo mais: descobri Steffen. Em nosso bate-papo, entendi que o seu caminhar pelo mundo acadêmico (e, curiosamente, também na cena musical indie) me fez refletir em como os trajetos que pensamos já estar definidos para nossa vida profissional nem sempre são os que primeiro nos acenam como indiscutivelmente verdadeiros e inquestionáveis.

Mais do que compreender como foi se construindo a trilha de seus pensamentos envoltos em temas tão próprios como interações e mídias digitais, estudos psicossociais e a cultura das telas, essa entrevista também apresenta os descaminhos, o fortuito e o acaso como possíveis chaves de leitura para entender o desenvolvimento teórico e metodológico dos trabalhos de Steffen Krüger. Atuando no Departamento de Mídia e Comunicação, da Universidade de Oslo (Universitetet i Oslo - UiO, Noruega), Krüger é hoje um dos idealizadores e o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Culturas de Tela (Screen Cultures) que conta, no momento, com o curso de Mestrado na área.

Biografia do Autor

Anderson Lopes da Silva, Universidade de São Paulo (PPGCOM/ECA-USP)

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM/ECA-USP). Pesquisador do NEFICS (Núcleo de Estudos em Ficção Seriada e Audiovisualidades), vinculado à UFPR/CNPq, e do GELiDis (Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação), vinculado à
ECA-USP/CNPq

Downloads

Publicado

22-12-2020

Edição

Seção

Entrevista