COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA DIGITAL: UMA LEITURA DAS MÁQUINAS DE APRENDIZAGEM A PARTIR DO CHATGPT

Autores

  • Danilo Postinguel Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

DOI:

https://doi.org/10.17648/movideias-v28n1-2992

Palavras-chave:

ChatGPT. Estudo de caso. Comunicação mercadológica. Consumo. Direitos autorais.

Resumo

Este artigo analisa a percepção que a inteligência artificial possui sobre os conceitos de marketing, publicidade e consumo. A metodologia parte de um estudo de caso sobre o ChatGPT, que por meio de uma abordagem maiêutica, lança questionamentos para pensar os limites de atuação, éticos e de aprendizagem que a comunicação mercadológica enfrentará, mediante a digitalização e algoritmização dos processos contemporâneos. Os resultados apontaram para visões limitadas de compreensão conceitual da IA e futuros enfrentamentos éticos e legais que até então não estavam no radar de pesquisas e fazeres profissionais.

Biografia do Autor

Danilo Postinguel, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

Doutor e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Master em marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Bacharel em Administração pelo Centro de Ensino Superior de Dracena (CESD). Professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (SENAC-SP).

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Publicado

28-06-2023

Edição

Seção

Artigos