CULTURA E IDENTIDADE NO CONTEXTO DE CIDADES CRIATIVAS NA AMAZÔNIA
Palavras-chave:
Cultura e Identidade urbana, Cidade criativa, GastronomiaResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a cultura e a identidade urbana que deu origem a criação de Belém como cidade criativa da gastronomia. O artigo debate a abordagem de economia criativa e seus desdobramentos que dão suporte para a criação de cidades criativas, e em particular para as cidades criativas da gastronomia. Reis (2000) aborda que o modelo de cidade criativa surgiu no contexto teórico de economia criativa e se apresenta como uma das possibilidades de desenvolvimento de cidades baseadas na cultura do lugar e nos seus pequenos e particulares negócios. O debate iniciado por Reis (2000) mostra que o talento, os recursos naturais e os serviços peculiares do lugar podem ser a força motriz para o desenvolvimento de uma cidade criativa. Assumindo Belém como cidade criativa da gastronomia e, portanto, um caso para estudo, optou-se por priorizar a relação da cidade com o açaí, fruto que faz parte da cultura alimentar da cidade. A pesquisa mostra que o açaí tem sido um alimento fundamental para o fortalecimento da cultura e identidade de Belém, mesmo que a população tenha incorporado novas formas de consumo, o que a literatura chama de gourmetização. O artigo destaca, todavia, que a cultura e identidade na produção e consumo do açaí in natura continua muito forte na cidade.
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