DIREITO HUMANO À COMUNICAÇÃO

NARRATIVAS JORNALÍSTICAS SOBRE PESSOAS TRANS

Autores

Palavras-chave:

Pessoas Trans, Cobertura Jornalística, Direitos Humanos

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar notícias sobre as pessoas transexuais publicadas em portais de notícias brasileiros para verificar como é construída a cobertura jornalística sobre os temas relacionados à diversidade. A estratégia metodológica utilizada foi a análise de conteúdo para compreender as diferenças e similaridades da narrativa jornalística em dois portais de notícia: R7 e o UOL Universa. O estudo permitiu compreender em que medida o conteúdo das notícias viola ou não os direitos dessas pessoas e apontou para a importância de promover um jornalismo mais consciente e sensível às questões de gênero, com ênfase na transexualidade, para ampliar a representatividade dessa população na mídia.

Biografia do Autor

Vinicius Martins Jaime, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduação em Administração pela mesma instituição.

Cynthia Mara Miranda, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutora e mestra em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (Unb). Bolsista de Produtividade do CNPq PQ2.

Alice Agnes Spindola Mota, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-doutora em Comunicação pela Universidade de Aveiro, Doutora em Antropologia pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCT) com reconhecimento pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

01-10-2025

Edição

Seção

Artigos