A VISÃO CRÍTICA DA PROPAGANDA SOCIAL EM SALA DE AULA
Autores
Bruno Ricardo Santos Machado
Jose Raimundo Borges Costa
Ayvania Alves Pinto
Palavras-chave:
, Propaganda social. Leitura. Comunicação
Resumo
Este artigo apresenta a importância de uma análise crítica da propaganda social na sala de aula com alunos do Ensino Médio. Iniciamos os estudos baseados em pesquisa exploratória, com o apoio de pesquisa bibliográfica, dando ênfase aos conceitos de comunicação, propaganda e publicidade, assim como sobre o ato de ler. Apresentou-se uma proposta de análise de propaganda social, levando o aluno à função de receptor e a uma leitura mais crítica, observando-se a “tentativa de manipulação” das propagandas em geral. Foi selecionada a propaganda social da campanha de carnaval da Fundação Hemopa (Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará) do ano de 2008, com objetivo de promover a doação de sangue no período da folia do carnaval. Exposta a análise dessa propaganda social, ficou evidente que ela pode ser uma excelente ferramenta de contribuição para uma melhor leitura crítica de gêneros textuais diversos, sobretudo a do gênero do discurso em questão.