LEITURAS FUNCIONAIS COM ESCRITURAS SIGNIFICATIVAS. E A AULA DE GRAMÁTICA? CONSORCIAÇÃO DESSAS MAGNAS CENAS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

Autores

  • Wandré Guilherme de LISBÔA Ministério da Defesa – Aeronáutica – ETRB

Palavras-chave:

Pragmática, Gramática, Educação Linguística, Cognição.

Resumo

Este artigo traz à discussão um importante salto para a Educação Linguística no Brasil ao sugerir ao Professor de Língua Portuguesa um parâmetro metodológico de ensinagem de Língua Materna mais funcionalista, pois consorcia três magnos atos de aprendência de línguas maternas – Leitura, Escritura e Análise e Reflexão Linguísticas – de forma a tornar as aulas de LP mais reflexivas, metacognitivas e significativas. O ponto máximo deste artigo é o Quadro Demonstrativo - Comparativo de aulas de Gramática per si, destituídas de propósitos sociodiscursivos e metacognitivos mais contemporâneos, com aulas com esses propósitos, apontando ao final e efetivamente como seria um modelo
avaliativo diário que integrasse essas três cenas magnas da enunciação como o paradigma desta nova vertente – a Educação Linguística.

Biografia do Autor

Wandré Guilherme de LISBÔA, Ministério da Defesa – Aeronáutica – ETRB

Mestre em Ciências da Educação, na área de concentração em Estudos Linguísticos e Doutor em Linguística Geral e Aplicada pela BIRCHAM INTERNATIONAL UNIVERSITY

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Publicado

23-02-2018

Edição

Seção

Artigos