CAMINHOS E DESAFIOS DE INOVAÇÕES E ORGANIZAÇÕES RUMO À SUSTENTABILIDADE ## PATHWAYS AND CHALLENGES OF INNOVATIONS AND ORGANIZATIONS TOWARDS SUSTAINABILITY

Autores

  • Diego de Queiroz Machado Universidade Federal do Ceará (UFC) http://orcid.org/0000-0002-3570-8864
  • Fátima Regina Ney Matos Universidade Potiguar e Instituto Superior Miguel Torga
  • Mário Henrique Ogasavara Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)
  • Ana Silvia Rocha Ipiranga Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v8i2.1202

Palavras-chave:

Inovação. Novas Tecnologias. Sustentabilidade.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo analisar os caminhos e desafios de inovações e organizações rumo à sustentabilidade. Para tanto, parte-se da discussão dos principais paradigmas tecnológicos, com destaque para o paradigma da sustentabilidade, e duas correntes de pensamento relacionadas: o otimismo tecnológico e o paradoxo de Jevons. Posteriormente, são apresentadas características relativas às chamadas inovações sustentáveis e organizações inovadoras sustentáveis. Conclui-se pela necessidade de aprofundamento e apreciação de elementos ainda pouco explorados neste campo, como as características de inovações advindas do paradigma sustentável (produtividade radical de recursos, biomimética, química verde, ecologia industrial, energias renováveis e nanotecnologia verde), as trajetórias de desenvolvimento de inovações sustentáveis ou de aprendizagem em organizações inovadoras e sustentáveis.

Biografia do Autor

Diego de Queiroz Machado, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor adjunto na Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC) e no Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Fátima Regina Ney Matos, Universidade Potiguar e Instituto Superior Miguel Torga

Professora auxiliar do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), em Coimbra, e professora titular da Universidade Potiguar (UnP). Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Mário Henrique Ogasavara, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMDGI) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Ph.D. em Management pela University of Tsukuba (Japão), Pós-doutorado na National University of Singapore (Cingapura), Pesquisador Colaborador da Universidade de Brasília (UnB).

Ana Silvia Rocha Ipiranga, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Psicologia do Trabalho e da Organização pela Università Alma Mater Studiorum di Bologna, na Itália, e Pós-Doutora em Administração pela EBAPE-FVG.

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Publicado

2020-01-14

Edição

Seção

Gestão da Informação, Inovação e Tecnologia