Aplicação de um Método de Determinação da Sustentabilidade na Ciclofaixa de Francisco Beltrão (PR) ## Application of a Method of Determining Sustainability in the Cyclefix of Francisco Beltrão (PR)

Autores

  • Tatiane Salete Mattei Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional. Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Toledo, Paraná, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1652-0695
  • Andréia Angela de Rosso Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Francisco Beltrão, Paraná, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9481-5662
  • Édina Fankhauser Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Francisco Beltrão, Paraná, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8828-6538
  • Elizângela Mara Carvalheiro Graduada em Fisioterapia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) na Universidade da Amazônia. Belém, Pará, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-0596-3714
  • Franciele Ani Caovilla Follador Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Docente na UNIOESTE. Francisco Beltrão, Paraná, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4306-2669

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v10i1.1253

Palavras-chave:

Mobilidade urbana, Ciclofaixa, Sustentabilidade.

Resumo

Junto com a expansão populacional e o processo de desenvolvimento das cidades, surge a necessidade de alternativas para diminuição dos congestionamentos, aproveitamento adequado de espaços e recursos públicos, redução do uso de combustíveis fósseis e emissão de gases nocivos na atmosfera, humanização do meio ambiente e preocupação com a saúde. Neste cenário, emerge o deslocamento por tração humana (modal cicloviário) como um dos mais eficientes modos de transporte no quesito sustentabilidade e melhoria na saúde dos usuários. Dessa forma, o intuito deste artigo é aplicar indicadores para medir o grau de sustentabilidade de uma ciclofaixa localizada no município de Francisco Beltrão (PR). A partir do estudo de Motta (2016) foi determinado o grau da sustentabilidade, com base em 28 indicadores distribuídos nas dimensões: econômica, social e ambiental. Para aplicação deste método foi utilizado uma pesquisa de campo com entrevistas à 45 usuários da ciclofaixa da Rua Curitiba de Francisco Beltrão. O índice de sustentabilidade possui uma escala de 0 a 1, quanto mais próximo de 0, menos sustentável e quanto mais próxima de 1 mais sustentável é a ciclofaixa. Os resultados mostraram que para a ciclofaixa de Francisco Beltrão o índice apurado foi de 0,50 representando um nível intermediário de sustentabilidade. Apesar do resultado intermediário, é imprescindível para a cidade a ampliação da extensão da ciclofaixa além de melhorias, principalmente no quesito segurança na sinalização dos cruzamentos. Esses resultados poderão contribuir para que os usuários e munícipes de Francisco Beltrão tenham suas opiniões sobre a ciclofaixa conhecidas, busquem melhorias e que incentive a ampliação do modal cicloviário e do seu uso no município. Nesse sentido ainda, é importante que a criação de ciclofaixas/ciclovias seja planejada e que estas sejam sustentáveis, para garantir o efetivo uso e benefício para a qualidade de vida.

 

ABSTRACT

Along with population expansion and the development process of cities, there is a need for alternatives to reduce congestion, adequate use of public spaces and resources, reduction in the use of fossil fuels and emission of harmful gases in the atmosphere, humanization of the environment and concern for health. In this scenario, displacement by human traction (cycle mode) emerges as one of the most efficient modes of transport in terms of sustainability and improvement in the health of users. Thus, the purpose of this article is to apply indicators to measure the degree of sustainability of a cycle lane located in the city of Francisco Beltrão (PR).

Biografia do Autor

Tatiane Salete Mattei, Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional. Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Toledo, Paraná, Brasil.

Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional. Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Toledo, Paraná, Brasil.

Andréia Angela de Rosso, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.

Édina Fankhauser, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.

Elizângela Mara Carvalheiro, Graduada em Fisioterapia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) na Universidade da Amazônia. Belém, Pará, Brasil.

Graduada em Fisioterapia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) na Universidade da Amazônia. Belém, Pará, Brasil.

Franciele Ani Caovilla Follador, Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Docente na UNIOESTE. Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.

Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Docente na UNIOESTE. Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.

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Publicado

2021-06-18

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas