Produtos Verdes: uma análise comparativa dos valores de consumo entre acadêmicos de administração brasileiros e espanhóis ## Green Products: a comparative analysis of the consumption values between Brazilian and Spanish administration academics

Autores

  • Luciana Aparecida Barbieri da Rosa Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente no Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Porto Velho, Rondônia, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9240-0236
  • Francies Diego Motke Mestre em Administração pela da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-3448-634X
  • Leticia Lengler Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Jeanne Margareth Mainardi Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Administradora da Coordenadoria de Empreendedorismo da Agittec da UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5547-7875
  • Marcelo Trevisan Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2403-7970
  • Laís Vieira Trevisan Mestre em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e servidora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3673-6573

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v10i1.1358

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Consumo, Valores de Consumo

Resumo

Atualmente é preciso reavaliar o comportamento do consumidor e seus modos de consumo, pois buscando contribuir para um mundo mais equilibrado, com menos desperdício e impacto ambiental, percebe-se uma maior conscientização da sociedade acerca do que se consome. Neste sentido, este estudo possui como objetivo analisar o comportamento de consumo sustentável e compreender as similaridades e diferenças do consumo de produtos verdes de acadêmicos dos cursos de Administração de uma universidade brasileira e outra, espanhola. Para tanto, utilizou-se o método survey, com uma amostra caracterizada como não-probabilística e por acessibilidade mediante a aplicação de um questionário, que obteve o retorno de 289 respondentes. O instrumento de coleta de dados foi adaptado do estudo desenvolvido por Biswas e Roy (2015), o qual aborda a teoria dos valores de consumo, composta pelo valor funcional, valor social, valor condicional, valor ambiental e valor conhecimento. Os resultados obtidos revelam que, tanto para os acadêmicos brasileiros, quanto para os espanhóis, os constructos valor condicional e valor ambiental apresentaram as maiores médias, enquanto o constructo valor social apresentou uma média baixa. Também se observou que, por um lado, os estudantes brasileiros são mais propensos a adquirir produtos sustentáveis por sugestão de seus grupos sociais e que estão mais preocupados com o fato de que a escassez dos recursos naturais ameace o futuro das gerações posteriores. Por outro lado, os estudantes espanhóis são mais dispostos a comprar produtos de empresas que investem em questões ambientais.

 

ABSTRACT

Nowadays it is necessary to reevaluate consumer behavior and consumption modes, as seeking to contribute to a more balanced world, with less waste and environmental impact, there is a greater awareness of society about what is consumed. In this sense, this study aims to analyze the sustainable consumption behavior of academics in Administration courses in Brazil and Spain, through comparative research. For this, the survey method was used, with a sample characterized as non-probabilistic and for accessibility through the application of a questionnaire, which obtained the return of 289 respondents. The data collection instrument was adapted from the study developed by Biswas and Roy (2015), which addresses the theory of consumption values, composed of functional value, social value, conditional value, environmental value, and knowledge value. The results obtained reveal that, for both Brazilian and Spanish academics, the conditional value and environmental value constructs had the highest averages, while the social value construct had a low average. It was also noted that, on the one hand, Brazilian students are more likely to purchase sustainable products at the suggestion of their social groups and that they are more concerned that the scarcity of natural resources threatens the future of later generations. On the other hand, Spanish students are more willing to buy products from companies that invest in environmental issues.

Biografia do Autor

Luciana Aparecida Barbieri da Rosa, Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente no Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente no Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Francies Diego Motke, Mestre em Administração pela da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestre em Administração pela da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Leticia Lengler, Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Jeanne Margareth Mainardi, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Administradora da Coordenadoria de Empreendedorismo da Agittec da UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Administradora da Coordenadoria de Empreendedorismo da Agittec da UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Marcelo Trevisan, Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Laís Vieira Trevisan, Mestre em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e servidora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestre em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e servidora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2021-06-18

Edição

Seção

Marketing