Atuação Parlamentar: Uma Análise do Desempenho dos Vereadores na Câmara Municipal de Palmas Tocantins.
DOI:
https://doi.org/10.17648/aos.v13i2.1430Palavras-chave:
Poder Legislativo. Câmara Municipal. Eleitores. Palmas.Resumo
O presente artigo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores de Palmas Tocantins sobre a atuação dos vereadores, na Câmara Municipal, no cumprimento de suas funções legislativas no período entre 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2016. A avaliação foi realizada por meio do desempenho quantitativo dos vereadores com base na percepção dos eleitores de Palmas/TO que votaram nas eleições de 2012 e 2016, utilizando como variáveis: o interesse dos eleitores para fiscalizar a atuação dos vereadores, o grau de satisfação dos eleitores quanto ao trabalho individual dos vereadores e o índice de aprovação dos eleitores em relação ao desempenho da Câmara. Os tipos de pesquisa empregados foram investigação bibliográfica e estudo de campo. O método é quantitativo e o instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário com 11 questões fechadas, aplicado pessoalmente pelo pesquisador e com o auxilio de três acadêmicos do curso de Gestão Pública do IFTO Câmpus Palmas. Os principais resultados da investigação foram: dos 180 eleitores entrevistados, 65% pertencem ao sexo masculino; com relação à faixa etária dos participantes, há um equilíbrio, com uma ligeira vantagem para os eleitores de 40 a 44 anos; no tocante a escolaridade, 43% responderam ter o ensino médio completo e 8, 32% formação superior completa; 75,56% dos entrevistados declararam que não acompanham a atuação dos vereadores e 90% não aprovam e 73,89% nunca visitaram a Câmara; 85% não repetiu o voto para o mesmo candidato; 61,11% atribuíram a nota de 0 a 3 ao desempenho geral da Câmara.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista AOS compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética.