A Estratégia do Marketing de Relacionamento para o Consumo Sustentável: Um Estudo no Varejo - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v3n2p153-173)

Autores

  • Minelle Enéas da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luis Antônio Slongo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v3i2.170

Palavras-chave:

Marketing de Relacionamento, Consumo Sustentável, Estratégia, Varejo, Stakeholders.

Resumo

Sob o contexto emergente de discussões que consideram novas responsabilidades sociais e a possibilidade de alcance do chamado desenvolvimento sustentável, o objetivo do artigo é identificar como a estratégia de marketing de relacionamento pode facilitar a efetivação do consumo sustentável, a partir das interações sociais, considerando-a como uma prática organizacional responsável. Para tanto, realiza-se uma pesquisa qualitativa sob a forma de um estudo de caso no Walmart Brasil, com a marca Hiper Bompreço, já que essa define em seu contexto estratégico um novo posicionamento de mercado. Assim, foram analisadas relações com funcionários, clientes e fornecedores para sua prática responsável.

Biografia do Autor

Minelle Enéas da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Administração pela UFRGS. Mestre em Administração pela UFPE.

Luis Antônio Slongo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor PPGA/EA/UFRGS. Doutor em Administração pela USP.

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Publicado

2014-12-12

Edição

Seção

Marketing