Acessibilidade da Feira do Mercado de São Brás no Município de Belém: reflexões para melhoria da gestão do espaço público ## Acessibility of the São Brás Market Fair in the Municipility of Belém: reflections for improvement of public space management

Autores

  • Mayra Hermínia Simões Hamad Farias do Couto Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido. Professora no Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade da Amazônia – UNAMA. Belém, Pará, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9690-8256
  • Camila Malena Meiguins Brito Graduada em Fisioterapia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) na Universidade da Amazônia. Belém, Pará, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0996-3861
  • Estefanie emiliano Santo e Silva Graduada em Fisioterapia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) na Universidade da Amazônia. Belém, Pará, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6256-5846
  • Rebecca Costa da Silva Graduada em Fisioterapia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) na Universidade da Amazônia. Belém, Pará, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4483-3202
  • Wendy Victória Silva do Nascimento Graduada em Fisioterapia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) na Universidade da Amazônia. Belém, Pará, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4306-2669

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v10i1.2117

Palavras-chave:

Acessibilidade, Feiras, Espaço público, Mobilidade

Resumo

As feiras oportunizam a relação entre pessoas e espaço, por isso a importância da acessibilidade urbana na busca de soluções mais eficientes para um desenvolvimento sustentável. O objetivo do estudo foi avaliar as condições de acessibilidade da Feira do Mercado de São Brás em Belém. Trata-se de um estudo de caso do complexo do Mercado de São Brás, com a avaliação da feira na parte externa. O instrumento de coleta de dados foi elaborado com base na Norma Técnica Brasileira (NBR 9050:2015) e averiguadas com instrumentos sugeridos seguindo as recomendações preconizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Foram verificados 70 itens, dos quais 34 (48,57%) mostraram-se não estar de acordo com as recomendações preconizadas, 19 (27,14%) cumprem a norma e 17 itens (24,28%) não puderam ser avaliados. A feira cumpre parcialmente a acessibilidade estipulada pela legislação nacional, mas é necessário a preservação e a revitalização do ambiente capaz de gerar soluções mais eficientes para um desenvolvimento sustentável.

 

ABSTRACT

The free fairs provide an opportunity for the relationship between people and space, so the importance of urban accessibility in the search for more efficient solutions for sustainable development. The objective of the study was to evaluate the accessibility conditions of the São Brás Market Fair in Belém. This is a case study of the São Brás Market complex constituted abroad by the Fair. 

Biografia do Autor

Mayra Hermínia Simões Hamad Farias do Couto, Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido. Professora no Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade da Amazônia – UNAMA. Belém, Pará, Brasil.

Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido. Professora no Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade da Amazônia – UNAMA. Belém, Pará, Brasil.

Camila Malena Meiguins Brito, Graduada em Fisioterapia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) na Universidade da Amazônia. Belém, Pará, Brasil.

Graduada em Fisioterapia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) na Universidade da Amazônia. Belém, Pará, Brasil.

Estefanie emiliano Santo e Silva, Graduada em Fisioterapia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) na Universidade da Amazônia. Belém, Pará, Brasil.

Graduada em Fisioterapia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) na Universidade da Amazônia. Belém, Pará, Brasil.

Rebecca Costa da Silva, Graduada em Fisioterapia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) na Universidade da Amazônia. Belém, Pará, Brasil.

Graduada em Fisioterapia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) na Universidade da Amazônia. Belém, Pará, Brasil.

Wendy Victória Silva do Nascimento, Graduada em Fisioterapia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) na Universidade da Amazônia. Belém, Pará, Brasil.

Graduada em Fisioterapia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) na Universidade da Amazônia. Belém, Pará, Brasil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-06-18

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas