Configuração da Participação Social no Conselho Municipal de Saúde da Cidade de Belo Horizonte - Brasil ## Configuration of Social Participation in the Municipal Health Council of the City of Belo Horizonte – Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v9i2.2316

Palavras-chave:

Participação, Espaços Deliberativos, Conselho de Políticas Públicas, Participation, Deliberative Spaces, Policy Council

Resumo

Resumo

O objetivo do artigo é compreender como se configura a participação social no Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte - Brasil. Para tanto, se utilizou de documentos e 23 entrevistas semi estruturadas, que foram aplicadas aos conselheiros, ex-conselheiros, funcionários públicos e demais pessoas interessadas, realizada em 2013. Como resultado, verificou-se que o referido espaço deliberativo é ocupado por pessoas com raízes históricas e culturais distintas e, portanto, apresentam concepções diferentes para esse espaço e para as formas de sua organização. Alguns participantes do conselho são imbuídos de virtudes cívicas, outros destacados por aceitação subserviente, que por vezes se caracteriza pela aceitação do clientelismo. O desafio apresentado é de criar a vinculação necessária entre o representante e o representado, entre o espaço e o poder público, entre o espaço e a sociedade. A renovação do seu corpo de representantes parece dificultada pelas disfunções na sua organização e pela aparente retração da sociedade civil dos processos deliberativos. O conhecimento por parte dos conselheiros sobre o papel do conselho, sobre as funções dos conselheiros e sobre as temáticas colocadas em pauta nas reuniões plenárias ainda é buscado para qualificar a deliberação. O que se notou no conselho é um complexo de relações marcadas por embates, por diferenças sociais, econômicas e políticas. Embora se observe desafios a serem superados, os entrevistados sinalizam a determinação para continuar resistindo num ambiente que se mostra adverso a formas de gestão pública mais participativa.

Abstract

The objective of this article is to understand how social participation is configured in the Municipal Health Council of Belo Horizonte - Brazil. In order to do so, we used semi-structured documents and interviews, taking into consideration the data collection of the counselors, ex-advisers, and other interested persons (political activist, legislator, government tax) in 2013. As a result, through content analysis, that the said deliberative space is occupied by people with distinct historical and cultural roots and, therefore, present different conceptions for this space and for the forms of its organization. Some members of the council are imbued with civic virtues, others emphasized by subservient acceptance, which is sometimes characterized by the acceptance of patronage. The challenge presented is to create the necessary link between the representative and the represented, between space and public power, between space and society.

Biografia do Autor

Simone Martins, Departamento de Administração e Contabilidade, da Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa. Pós-doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGA/UFSC 2019). Doutora em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq em Espaços Deliberativos e Governança Pública.

Ivan Beck Ckagnazaroff, Professor Titular do Departamento de Ciências Administrativas e do Cepead da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil.

Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e doutorado em Doctoral Programme Aston Business School - Aston University (1993). Atualmente é professor titular com dedicação exclusiva, do Departamento de Ciencias Administrativas e do Cepead da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração Pública (governança, modernização administrativa, descentralização, parceiras) e terceiro setor. Avaliador de periódicos cientificos.

Joaquín Torruella Brugué, Professor na Universidade de Girona (UdG).

Mestre em Ciências Econômicas (UAB), Diploma em Análise de Dados para Ciências Sociais (Universidade de Essex) e doutor em Ciência Política e Administração (UAB).
Relações de proximidade com Universitats d'Oxford em Cambridge. Ativista, docente e pesquisador nas áreas de administração pública, governo local, inovação democrática e análise de políticas públicas se desenvolveram. Atualmente, professor de ciência política na Universidade de Girona (UdG).

Marcelo Feijó Martins, Pesquisador do Gegop - Espaços Deliberativos e Governança Pública

Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Atuou, como pesquisador, do grupo de pesquisas em políticas públicas, do Departamento de Administração e Contabilidade, da Universidade Federal de Viçosa. Exerceu também consultorias em empresas privadas, do setor do agronegócio, bem como para área de gestão pública.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas