Educação Financeira dos tomadores de Microcrédito de uma OSCIP no município de Maringá-PR

Autores

  • Leomar Antonio Romanzini Filho Universidade Estadual de Maringá.
  • Vilma Meurer Sela Universidade Estadual de Maringá
  • Ligia Greatti Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v11i2.2582

Palavras-chave:

Educação financeira, Microcrédito, Endividamento

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender o perfil dos tomadores de microcrédito da OSCIP Maringá Crédito Solidário com relação à educação financeira. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e descritiva, realizada por meio de questionário aplicado aos tomadores de microcrédito da Maringá Crédito Solidário, no período entre 30 de novembro a 10 de dezembro de 2019. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva, com o auxílio de planilha eletrônica, buscando identificar o comportamento dos pesquisados com relação ao hábito de consumo, gastos e sua relação com a renda, uso do crédito, endividamento e inadimplência, propensão a poupar e investir, bem como o planejamento para a aposentadoria. A pesquisa revelou que em alguns quesitos os pesquisados apresentaram um perfil mais próximo de uma pessoa educada financeiramente (hábito de consumo, gastos e sua relação com a renda e duas modalidades de uso do crédito) que outros (financiamento como modalidade de crédito, endividamento e inadimplência, propensão a poupar e investir e planejamento para a aposentadoria. No entanto, o perfil de educação financeira dos pesquisados está muito aquém de um perfil esperado, mostrando que medidas devem ser tomadas para melhorar essa situação no curto prazo e longo prazo.

Biografia do Autor

Leomar Antonio Romanzini Filho, Universidade Estadual de Maringá.

Graduado em Administração (2019), pela Universidade Estadual de Maringá.

Vilma Meurer Sela, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Administração Pública e Governo (2017), pela Fundação Getúlio Vargas-SP. Mestre em Gestão de Negócios (2003), pela Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Administração (1999), pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá, desde 2005.

Ligia Greatti, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Administração Pública e Governo (2017), pela Fundação Getúlio Vargas-SP. Mestre em Gestão de Negócios (2003), pela Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Administração (1999), pela Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2022-11-08

Edição

Seção

Finanças e Contabilidade