Contribuição do Projeto Rural Sustentável para a recuperação de áreas degradadas em propriedades da agricultura familiar no município de Buritis/RO

Autores

  • Josimar dos Santos Mateus Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Theophilo Alves de Souza Filho

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v12i1.2609

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Sistemas Agroflorestais, Amazônia, Rondônia.

Resumo

Embora existam estudos que apontem a importância de modelos com alternativas de diversificação da produção nas propriedades rurais, diversos fatores influenciam sua implementação e sustentabilidade, principalmente, quando se trata de propriedade da agricultura familiar. A presente pesquisa, objetivou avaliar a contribuição do Projeto Rural Sustentável (PRS), que incentivou a Recuperação de Áreas Degradadas (RAD) nas pequenas e médias propriedades por meio de fomento e assistência técnica a produtores da agricultura familiar, com adoção de tecnologias, principalmente com base nos Sistemas Agroflorestais (SAF). Os SAF assumem papel social, econômico e ambiental estratégico no grupo estudado, além das características, fatores técnicos/biofísicos e políticas públicas do PRS que favoreceram a sua implantação. Para tanto, as propriedades rurais dependem primeiramente de uma fonte de financiamento, campanhas de educação e conscientização para que os sistemas se apresentam como alternativas na RAD em propriedades da Agricultura Familiar.

Biografia do Autor

Josimar dos Santos Mateus, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Rondônia (Turma 2018), área: Gestão e Sustentabilidade, linha de pesquisa: Governança, Sustentabilidade e Amazônia.

Downloads

Publicado

2023-01-19

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas