Índice de sustentabilidade ambiental na atividade de avicultura na Região Extremo Oeste catarinense
DOI:
https://doi.org/10.17648/aos.v12i2.2623Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável. Dimensão ambiental. Avicultura. Indicadores.Resumo
O objetivo deste estudo foi de identificar o índice de sustentabilidade ambiental na atividade de avicultura das propriedades da região extremo oeste de Santa Catarina. Para tanto, a realização desta pesquisa ocorreu mediante o estudo teórico-empírico descritivo, com cunho de abordagem quantitativa, por meio do método survey, na qual se obteve a participação de 50 respondentes. Os resultados evidenciam que são os dejetos que mais estão em conformidade dentre os parâmetros, representado com 99% do total, água com 97,5%, queimada 100% e erosão com 96% da pontuação máxima. Já os elementos limitantes são a declividade do solo, representado por 56%, e uso da terra, equivalendo somente 25% da pontuação total a ser alcançada. Observou-se que os demais pontos avaliados necessitam de controle e adoção de práticas sustentáveis para assim se obter resultados melhores, permitindo que a atividade da avicultura seja realizada de forma correta na visão ambiental e economicamente viável.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista AOS compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética.