Teoria do Comportamento Planejado e intenção de compra de alimentos orgânicos: Uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.17648/aos.v11i2.2716Palavras-chave:
Intenção, Alimentos Orgânicos, Atitudes, Comportamento do ConsumidorResumo
Essa revisão identifica os efeitos das atitudes, normas subjetivas e do controle comportamental percebido (CCP) sobre a intenção de compra de alimentos orgânicos (ICAO). Trata-se de uma revisão sistemática com meta-análise, desenvolvida e reportada com base no PRISMA 2020 (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). Revisões sistemáticas anteriores não avaliaram a qualidade dos estudos incluídos nas meta-análises. Essa revisão utilizou a ferramenta Critical Appraisal Checklist for Analytical Cross-Sectional Studies na avaliação da qualidade metodológica dos estudos incluídos. Essa revisão também propõe uma ferramenta de avaliação da qualidade metodológica de estudos que realizam análises via modelagem de equações estruturais. Atitudes [(β)=0,60 (IC95%=0,46-0,74)], normas subjetivas [(β)=0,56 (IC95%=0,44-0,67)] e CCP [(β)=0,41 (IC95%=0,29-0,52)] exercem efeito positivo sobre a ICAO. O Índice de Desenvolvimento Humano dos países exerce efeito de moderação significativo para as relações das atitudes e das normas subjetivas com a ICAO – quanto maior o IDH, maiores as relações entre os construtos. As evidências confirmam a eficácia da TCP como modelo explicativo da ICAO. A revisão seguiu parâmetros rigorosos de elegibilidade, com adoção de ferramenta de análise da qualidade dos artigos incluídos e fornece evidências robustas sobre o efeito das atitudes, normas subjetivas e CCP sobre a ICAO. Essas evidências são úteis às organizações que constituem a cadeia de produção de alimentos orgânicos, aos profissionais relacionados com as áreas de marketing e às organizações que tem por objetivo promover novos padrões comportamentais sustentáveis.Downloads
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