Avaliação da Escala Consumer Styles Inventory (CSI) no Universo Feminino Adulto Mineiro - DOI(http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v4n1p173-190)

Autores

  • Júlia Vieira Bello de Oliveira Mestre pela Universidade FUMEC
  • José Marcos de Carvalho Mesquita Professor e Pesquisador do PDMA Universidade FUMEC.
  • Cristiana Fernandes De Muylder Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v4i1.281

Palavras-chave:

Consumer Styles Inventory (CSI), estilos de tomada de decisão, consumidoras adultas, avaliação de escala, análise fatorial

Resumo

O intuito deste estudo é a avaliação da escala Consumer Styles Inventory (CSI), no contexto das consumidoras mineiras adultas. Criada pelos americanos Sproles e Kendall em 1986, já foi replicada em inúmeros países. Foram investigados os estilos de tomada de decisão das consumidoras adultas de Minas Gerais. Baseado em uma amostra de 513 mulheres, entre 21 e 59 anos, os dados foram submetidos à Análise Fatorial Exploratória. Os resultados validaram todos os fatores da escala original e geraram um novo fator que se desmembrou de um já existente, assim como a exclusão de seis sentenças. Foram estabelecidas comparações entre o comportamento das mulheres solteiras e casadas, a partir de análises fatoriais estimadas para cada grupo. Os mesmos nove fatores foram encontrados com índices satisfatórios e as mesmas frases foram excluídas.

Biografia do Autor

Júlia Vieira Bello de Oliveira, Mestre pela Universidade FUMEC

Mestre em Administração pela Universidade FUMEC

José Marcos de Carvalho Mesquita, Professor e Pesquisador do PDMA Universidade FUMEC.

Cristiana Fernandes De Muylder, Universidade FUMEC

Professora e pesquisadora dos Programas Stricto Sensu de Administração e Administração de sistemas de informação e gestão do conhecimento da Universidade FUMEC.

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Publicado

2015-06-24

Edição

Seção

Marketing