Mapeamento de Competências: A Perspectiva dos Servidores do Centro de Educação a Distância de uma Universidade Pública Brasileira

Autores

  • Thaís Moraes Campelo UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Ana Flavia de Moraes Moraes UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Jurandir Moura Dutra UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Fabiula Meneguete Vides da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v13i2.2829

Palavras-chave:

Mapeamento de competências. EAD. Competências no setor público.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre as competências necessárias para o CED – Centro de Educação a Distância da UFAM, de acordo com a percepção dos servidores alocados no órgão. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva, por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado junto a 9 servidores do CED. Os dados coletados por meio das entrevistas foram tratados por meio da análise de conteúdo. As conclusões apontam que os servidores devem possuir as competências cognitivas, funcionais, comportamentais, éticas e políticas em grau satisfatório, para assim alcançar todos os objetivos estabelecidos ao CED.

 

 

Biografia do Autor

Thaís Moraes Campelo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Ana Flavia de Moraes Moraes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Administradora graduada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Gestão pela Qualidade Total (UFAM). Especialista em Gestão de Instituições de Ensino Superior (Centro Universitário do Norte - UNINORTE). Especialista em Elaboração de Material Didático para EaD (UFAM). Mestre em Engenharia de Produção (UFAM). Doutora em Administração (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG). Experiência profissional nas áreas de Gestão de Pessoas, Processos e Qualidade. Professora Adjunto IV da UFAM, lotada na Faculdade de Estudos Sociais (FES), no Departamento de Administração (DA). Coordenadora do Curso de Administração na modalidade EaD.

Jurandir Moura Dutra, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Possui graduação em Administração, Mestrado em Clima e Ambiente pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2012) e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia - UFAM (2018). É professor de carreira da Universidade Federal do Amazonas - UFAM ministrando disciplinas do curso de administração na modalidade presencial e a distância. É professor colaborador do Mestrado Profissionalizante em Gestão de Áreas Protegidas do INPA. Já atuou como gestor da qualidade na Superintendência Municipal de Transportes Coletivos e atuou, também, como Diretor Operacional da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, ambos em Manaus. Foi Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da estrutura da Pro-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFAM. Tem experiência na área de gestão, com ênfase em Planejamento e Mobilidade Urbana, Emissões de Gases e Qualidade do Ar, Gestão Social, de Pessoas e Ambiental.

Fabiula Meneguete Vides da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2002), mestre em Administração pela UFSC (2005) e doutora em Engenharia de Produção pela UFSC (2011). Professora Adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal do Amazonas - UFAM desde 2015. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: liderança, gestão de pessoas e comportamento humano nas organizações. Desde 2017 é professora tutora do Programa de Educacional Tutorial - PET ADM.

Downloads

Publicado

2025-03-17

Edição

Seção

Estudos Organizacionais e Estratégia