Análise das Práticas de Sustentabilidade Realizadas Pelo Banco do Brasil S/a

Autores

  • Dusan Schreiber Universidade FEEVALE
  • Camila da Costa Universidade FEEVALE
  • Paola Schmitt Figueiró Universidade FEEVALE
  • Luciane Pereira Viana Universidade FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v13i2.3261

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Socioambiental, Triple Bottom Line

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as práticas de sustentabilidade realizadas pelo Banco do Brasil S/A. Na última década, o Banco do Brasil foi listado em sete edições do ranking Global 100, da Corporate Knights, sendo reconhecido como o banco mais sustentável do mundo em 2019, 2021, 2022 e 2023. Como metodologia utilizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e estudo de caso realizado com análise documental, a coleta de dados foi realizada de Agosto a Outubro de 2019. O marco teórico conta com os autores Calixto; Dias; Amaral, Stefano e Chiusoli; Alves, entre outros. A pesquisa evidenciou que o Banco do Brasil possui uma atuação relevante nas três dimensões da sustentabilidade. Na dimensão social destacam-se os programas de aprendizagem direcionados a adolescentes e jovens, além de voluntariado e doações incentivadas. Na dimensão ambiental da sustentabilidade merece destaque o documento com as diretrizes de sustentabilidade BB para o crédito, programas de conservação de energia e de uso racional de água. Na dimensão econômica tem-se ações para minimizar os riscos socioambientais e os efeitos negativos de suas atividades econômicas, além de exploração de novas possibilidades nos negócios verdes.

Biografia do Autor

Dusan Schreiber, Universidade FEEVALE

doutor em administração pela UFRGS

Camila da Costa, Universidade FEEVALE

Mestra em Qualidade Ambiental

Paola Schmitt Figueiró, Universidade FEEVALE

Doutora em Administração pela UFRGS

Luciane Pereira Viana, Universidade FEEVALE

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social

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Publicado

2025-03-17

Edição

Seção

Estudos Organizacionais e Estratégia