Análise das Práticas de Sustentabilidade Realizadas Pelo Banco do Brasil S/a
DOI:
https://doi.org/10.17648/aos.v13i2.3261Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Socioambiental, Triple Bottom LineResumo
Este estudo tem como objetivo analisar as práticas de sustentabilidade realizadas pelo Banco do Brasil S/A. Na última década, o Banco do Brasil foi listado em sete edições do ranking Global 100, da Corporate Knights, sendo reconhecido como o banco mais sustentável do mundo em 2019, 2021, 2022 e 2023. Como metodologia utilizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e estudo de caso realizado com análise documental, a coleta de dados foi realizada de Agosto a Outubro de 2019. O marco teórico conta com os autores Calixto; Dias; Amaral, Stefano e Chiusoli; Alves, entre outros. A pesquisa evidenciou que o Banco do Brasil possui uma atuação relevante nas três dimensões da sustentabilidade. Na dimensão social destacam-se os programas de aprendizagem direcionados a adolescentes e jovens, além de voluntariado e doações incentivadas. Na dimensão ambiental da sustentabilidade merece destaque o documento com as diretrizes de sustentabilidade BB para o crédito, programas de conservação de energia e de uso racional de água. Na dimensão econômica tem-se ações para minimizar os riscos socioambientais e os efeitos negativos de suas atividades econômicas, além de exploração de novas possibilidades nos negócios verdes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista AOS compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética.