Inovação Sociotécnica e Multinível em Energia Eólica
DOI:
https://doi.org/10.17648/aos.v13i2.3265Palavras-chave:
Inovação Sustentável, Inovação Sociotécnica, Análise Multinível, Energia Eólica.Resumo
O declínio das reservas de petróleo, o aumento dos seus valores, a poluição ambiental e o contexto de mudanças climáticas no globo, tem ocasionado constantes preocupações entre as nações sobre as questões energéticas. Neste contexto, o estudo analisa, no âmbito multinível, os processos de influências sofridas pela inovação em diferentes direções a partir de três níveis: nível micro, onde ocorre o surgimento de inovações radicais; nível meso, correspondente aos regimes sociotécnicos; por último, o nível macro, caracterizado pelo ambiente que proporciona mudanças estruturais como um todo na sociedade. Perante o exposto, a proposta deste trabalho foi responder a seguinte questão: Quais são as principais lacunas e apontamentos dos estudos sobre energia eólica a partir de uma abordagem sociotécnica e perspectiva multinível da inovação? Como procedimentos metodológicos, realizou-se uma revisão sistemática de literatura com as seguintes etapas: formulação da questão da pesquisa; localização dos estudos; seleção e avaliação dos estudos; análise e síntese; relatório dos achados da pesquisa. Por fim, como resultados no nível micro, nota-se a presença nítida dos multiatores os quais impulsionam iniciativas para os despontamentos dos nichos. No nível meso, fica evidente que se parte de iniciativas de diferentes empresas, pesquisas e trabalhos em direções similares. E o nível macro mostra as janelas de oportunidades que a inovação sofre em função do sistema, entre as suas características, ênfase na presença dos governos e um apoio de estruturas baixo carbono. Com este estudo, espera-se contribuir com a evolução crítica do tema a nível global.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC-BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista AOS compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- adota software de detecção de similaridades;
- adota ações de combate ao plagio e má conduta ética.