Autonomous Technological Artifact For The Provision Of Socio-educational Content
The Case of a Prototype Installed in the Riverside Region of the Amazon
DOI:
https://doi.org/10.17648/aos.v13i2.3481Resumo
Durante o isolamento social, ocorrido na última crise pandêmica, milhares de estudantes ribeirinhos da Amazônia ficaram alijados do processo de ensino à distância por não possuírem conectividade à Internet. Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados iniciais relacionados à concepção de um artefato tecnológico, a partir de um projeto financiado pelo CNPQ, e concebido como alternativa factível para evitar que isso ocorra novamente. Trata-se de um dispositivo autônomo, tanto na questão energética, quanto na sua independência de conectividade que vem sendo desenvolvido por pesquisadores das Universidades da Amazônia (UNAMA), Federal do Pará (UFPA), Federal do Tocantins (UFT), do Porto (UP), de São Paulo (USP) e Museu Goeldi, testado na região ribeirinha da Amazônia, no estado do Pará, em uma escola municipal de ensino fundamental. Neste artigo, além do dispositivo, intitulado S.A.N.D.R.O., serão apresentadas as estratégias adotadas para o engajamento, tanto dos alunos quanto da comunidade local. Fora do período de crise, o sistema poderá ser utilizado quer como um instrumento de reforço à educação, quer para potencializar o turismo na região, pois terá embarcado um sorvedouro de conteúdo audiovisual, contando com um sistema de streaming, um sistema de EAD e um serviço de sites personalizados. A curadoria do conteúdo será realizada em parceria com a comunidade e tem como objetivo, além de prover um sistema de aulas à distância, registrar e preservar os saberes locais. A abordagem qualitativa enfatiza os resultados do primeiro treinamento realizado com professores e funcionários da escola para tutorear a produção de histórias do cotidiano dos alunos, através de narrativas lúdicas, usando recursos de storytelling, a partir da técnica de stopmotion.
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