Análise das Campanhas de Redução de Acidente: o caso de uma Transportadora de Cargas Líquidas - Analysis of the Campaigns of Accident Reduction: the case of a Liquid Cargo Transport Company

Autores

  • Aelton Luiz Bertoncello IMED
  • Daniel Knebel Baggio UNIJUI
  • Bruna Faccin Camargo Unijui

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v5i1.396

Resumo

O presente estudo terá por objetivo realizar uma análise da efi ciência das campanhas de conscientizaçãopara redução de acidentes rodoviários no transporte de cargas líquidas, tendo por base as campanhasda Empresa XX, uma das maiores do Brasil, no segmento de transportes de combustíveis eoutros derivados. Para tanto, utilizou-se de pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa,a ser desenvolvida por meio de um estudo bibliográfi co e de caso, cuja coleta de dados secundários foirealizada, por meio de documentação e observação direta em campo e aplicação de entrevistas comroteiro semiestruturado. Os resultados obtidos ao desenvolver as campanhas de redução de acidentes,com um índice de 24 % de acidentes na média nos últimos quatro anos, foi um bom resultado, secomparados aos dados de acidentes nacionais com caminhões de 56,8 % no mesmo período apurado.Dentro do objetivo principal deste estudo de caso, com base nos resultados obtidos, conclui-se que ascampanhas foram efi cientes para a empresa, pois ao investir nas campanhas atingiu seus objetivos naredução de acidentes.

 

ABSTRACT

This study aims to carry out an analysis of the effectiveness of awareness campaigns to reduce road accidents in the transport of liquid cargo, based on the campaigns of XX Company, one of the largest in Brazil, the fuel transportation segment and other derivatives . Therefore, we used a descriptive research, quantitative and qualitative, to be developed through a literature study and case whose secondary data collection was performed through documentation and direct observation in the field and application of interviews with semi-structured. The results obtained to develop the accident reduction campaigns, with an index of 24% of accidents on average over the past four years, was a good result, compared to the national accident data with 56.8% trucks in the same period determined . Inside the main objective of this case study, based on the results obtained, it is concluded that the campaigns were effective for the company. By investing in the campaigns reached their goals in reducing accidents.

 

DOI - http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v5n1p97-113

Biografia do Autor

Aelton Luiz Bertoncello, IMED

Graduado em Administração de Empresas. Faculdade Meridional (IMED). Assistente Administrativo na  Distribuição e Logística região norte do RS e oeste de SC de combustíveis dos clientes CIF. Gestão do programa de redução de acidentes, Campanha Acidente Zero da filial.

Daniel Knebel Baggio, UNIJUI

Doutor em Contabilidade e Finanças - Universidade de Zaragoza (ES)

Docente no Programa de Graduação em Administração e Pós-Graduação em Desenvolvimento – UNIJUI. Docente no Programa de Graduação e Pós-Graduação em Administração – IMED.

Bruna Faccin Camargo, Unijui

Contadora. Mestre em Desenvolvimento - UNIJUI

Docente do Programa de Graduação em Ciências Contábeis – FAISA.

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Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

Estudos Organizacionais e Estratégia