Efeitos e características da consumerização de TI nas micro e pequenas empresas: um estudo exploratório ## Consumerization of IT: a perspective of micro and small enterprises ##

Autores

  • Fernando da Cunha de Souza Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Deyvison de Lima Oliveira Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Elizângela Maria Oliveira Custódio Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Palavras-chave:

Consumerização de TI, Micro e pequenas empresas, Cone Sul de Rondônia

Resumo

A abordagem sobre consumerização de tecnologia da informação (TI) em micro e pequenas empresas ainda é raramente encontrada em artigos voltados para o tema. Então, esta pesquisa buscou identificar quais são os efeitos da consumerização de TI nas empresas de pequeno porte. A metodologia utilizada foi a survey, por meio de 200 questionários respondidos por empregados de micro e pequenas empresas que cursam graduação em quatro instituições de ensino superior. Os municípios de abrangência da pesquisa foram os três maiores, em população,  do cone sul do estado de Rondônia, extensão que proporcionou uma ampla perspectiva do fenômeno da consumerização. Os dados destacam vantagens que esta pode trazer, como a rapidez de adaptação  a mudanças tecnológicas e a disponibilidade do empregado fora do expediente, benefícios que são percebidos pelo empregado e pela empresa, respectivamente. Podem ser detectadas, porém,  algumas desvantagens que, se mal gerenciadas, causarão perigosos danos tanto para a organização quanto para o colaborador. A pesquisa também aponta que, de todos os recursos tecnológicos pessoais usados para o trabalho, o “celular” lidera a preferência dos respondentes.

 

Palavras-chave: Consumerização de TI. Micro e pequenas empresas. Cone Sul de Rondônia.

 

CONSUMERIZATION OF IT: A PERSPECTIVE OF MICRO AND SMALL ENTERPRISES

 

ABSTRACT

 

The approach to IT consumerization in micro and small enterprises is still rarely found in articles which approach the theme. So, this research sought to know the effects of this phenomenon in this type of company. The methodology used was the survey, through 200 questionnaires applicated to employees of micro and small enterprises that study in four institutions of higher education. The exploited municipalities were the three largest in the southern cone of the state of Rondonia, which to this extent there is provided a broad perspective of the consumerization event. The data highlighted advantages that can bring consumerization as how quickly adapt to technological change and the availability of employee outside working hours, benefits those experienced by the employee and the company, respectively. And it may bring some disadvantages that, if poorly managed, cause dangerous damage to both the organization and for the developer. The survey also points out that all personal technology resources used for work, the "Cell" leads the preference of respondents.

Keywords: IT Consumerization. Micro and small enterprises. Southern Cone of Rondonia.

Biografia do Autor

Fernando da Cunha de Souza, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Deyvison de Lima Oliveira, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Administração (PPGA/UFRGS), professor do Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena.

Elizângela Maria Oliveira Custódio, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Especialista em Auditoria Contábil (FAP), professora do Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena.

Downloads

Publicado

2017-11-18

Edição

Seção

Gestão da Informação, Inovação e Tecnologia