Educação e gestão em perspectiva sustentável: Em busca de uma pedagogia para unidades de conservação [Education and Managment in a sustainable perspective: looking for a Pedagogy related to the Environmental Conservation Units]

Autores

  • Marilena Loureiro da Silva Universidade Federal do Pará Instituto de Educação
  • Adalberto Portilho Costa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v5i2.447

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisas realizadas nas Reservas Extrativistas -RESEX - Verde Para Sempre (município de Porto de Moz) e Arióca Pruanã (município de Oeiras do Pará), ambas no estado do Pará. O trabalho analisa as políticas públicas em RESEX na Amazônia, considerando a efetivação dessa política e seus reflexos na melhoria da qualidade de vida das populações nelas residentes. Nesta pesquisa é investigado como o fenômeno educacional que se manifesta nestas áreas após a criação das   RESEX, e como pode contribuir para a melhoria dos processos de gestão de unidades de conservação. A necessidade de se compreender tal fenômeno no contexto de Unidade de Conservação (UC) imprimiu a opção pelo estudo comparativo entre as duas RESEX. As análises foram desenvolvidas contando com a adoção de metodologia interdisciplinar, envolvendo entrevistas, aplicação de questionários e observações in loco nas duas UC. As pesquisas realizadas nessas RESEX sinalizam para a degradação da condição humana, especialmente nas comunidades que não conseguiram se adaptar a proibição do corte de madeira clandestina. Percebeu-se a necessidade de se criar uma pedagogia de UC que seja capaz de instrumentalizar e envolver os comunitários nas decisões, planejamento e implementação de sócio educacionais sustentáveis como forma de enfretamento a crise ambiental instaurada nessas áreas.

Palavras-Chave: Políticas Públicas. Sustentabilidade. Reserva Extrativista. Educação no campo. Porto de Moz/Oeiras do Pará, Pará.

ABSTRACT

This paper is the result of research carried out in the Extractive Reserves (RESEX) Verde Para Sempre (Porto de Moz County) and Arióca Pruanã (Oeiras do Pará County), both in the state of Pará-Brazil. The paper analyzes the public policies in RESEX in the Amazon Considering the effectiveness of this policy and its impact on improving the quality of life of the populations living in them. In this research it is investigated how the educational phenomenon is manifested in these areas after the creation of the RESEX, and how it can contribute to the improvement of the management processes of conservation units. The need to understand this phenomenon in the context of Conservation Unit (UC) has printed the option for the comparative study between the both RESEX’s. The analyzes were developed counting on the adoption of interdisciplinary methodology, involving interviews, application of questionnaires and observations in site visit on the both UC’s. Research carried out on these RESEX signals the degradation of the human condition, especially in communities that have failed to adapt to the prohibition of clandestine wood cutting. It was noticed the need to create a pedagogy of UC that is capable of instrumentalising and involving the community in the decisions, planning and implementation of sustainable educational partners as a way of coping with the environmental crisis established in these areas.

 

Keywords: Public policy. Sustainability. Extractive reserve. Education in the field (coutry town). Porto de Moz / Oeiras do Pará, Pará – Brazil.

 

DOI - http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v5n2p59-71

Biografia do Autor

Marilena Loureiro da Silva, Universidade Federal do Pará Instituto de Educação

Universidade Federal do Pará

Instituto de Educação

Adalberto Portilho Costa, Universidade Federal do Pará

Instituto de Educação da UFPA

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Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas