O PROCESSO DECISÓRIO NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EM ORGANIZAÇÕES COM MÚLTIPLOS INTERESSES ## THE DECISION-MAKING PROCESS IN PRODUCT DEVELOPMENT IN ORGANIZATIONS WITH MULTIPLE INTERESTS

Autores

  • Claudemir Bertuolo Universidade Municipal de São Caetano do Sul -USCS
  • Silvio Augusto Minciotti Universidade Municipal de São Caetano do Sul -USCS

DOI:

https://doi.org/10.17648/2238-8893/aos.v8n1jan/jun2019p145-159

Palavras-chave:

Processo decisório, Desenvolvimento de produtos, Rotinas, Agronegócio, Cooperativa.

Resumo

Diferente do que acontece nas empresas mercantis, a estrutura organizacional de uma cooperativa se caracteriza por uma gestão em que os associados desempenham simultaneamente diferentes papéis: proprietários, clientes, fornecedores, gestores e investidores sociais. Dentro deste ambiente de interesses diversos inerentes ao cooperado, analisa-se o processo de tomada de decisão para o desenvolvimento de produtos em uma cooperativa agroindustrial localizada no centro-oeste do estado de Goiás. O levantamento de campo coletou dados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com oito executivos envolvidos diretamente com a tomada de decisão para desenvolvimento de produtos. Os resultados apontam que: (i) o processo decisório e o desenvolvimento de produto não são formalizados; (ii) as fases e etapas apontadas pela literatura não são seguidas e acontecem de maneira não estruturada, de acordo com as demandas momentâneas; (iii) o desenvolvimento de produtos não parte do planejamento estratégico; (iv) a orientação no mercado é para a venda, recaindo sobre a comercialização a responsabilidade pelo sucesso ou insucesso do produto.

Biografia do Autor

Claudemir Bertuolo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul -USCS

Doutorando em Administração USCS – Professor da Universidade de Rio Verde (UniRV).

Silvio Augusto Minciotti, Universidade Municipal de São Caetano do Sul -USCS

Doutor em Administração pela USP - Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGA-USCS).

Downloads

Publicado

2019-08-14

Edição

Seção

Marketing