Análise da disposição de consumo por orgânicos em uma indústria de cereais ## Analysis of consumption disposal by organic in a cereal industry

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v9i1.534

Palavras-chave:

Produtos Orgânicos. Disposição a pagar. Comportamento do Consumidor. Organic Products. Willingness to Pay. Consumer Behavior.

Resumo

Resumo

O artigo apresentado tem por objetivo analisar se os consumidores estão dispostos e até quanto pagariam para adquirir produtos orgânicos em relação aos produtos tradicionais de uma indústria de cereais do interior do Paraná, sendo escolhidos para o trabalho, os três mais vendidos pela organização: Milho para pipoca, Amendoim e Canjiquinha. O estudo em questão foi aplicado a 221 consumidores em dois supermercados localizados em Cascavel – PR e os resultados foram analisados pelo modelo Bertolini (2009) adaptado. O estudo demonstrou que há consumidores dispostos a pagarem um valor adicional por produtos orgânicos, como também gerou um estudo preliminar em relação aos custos e retornos que a empresa pode sofrer com a oferta dos produtos orgânicos, demonstrando que podem comercializar esses produtos no mercado a um custo unitário superior ao tradicional, além de que foi possível identificar que os consumidores que não pagariam a mais pelo produto orgânico continuariam a consumir o produto tradicional.

 

Abstract

The presented article aims to examine whether consumers are willing to pay and how much they are willing to expend for organic products over traditional products of a cereal industry of Paraná state, for this case the three most sold produtcs by the organization was chosen: Maize popcorn, Peanuts and ground corn grits. The study in question was administered to 221 consumers in two supermarkets located in Cascavel - PR and the results were analyzed by adapted Bertolini model (2009). The study showed that there are consumers willing to pay an additional amount for organic products, but also generated a preliminary study on the costs and returns that the company may suffer by offering these organic products, demonstrating that they can offer these products to the market with a higher unit cost than the traditional, and also it was possible to identify that consumers who would not pay more for organic products continue to consume traditional product.

Biografia do Autor

Pang Lien Hsu, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Mestre em Administração pela Unioeste, graduado em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Emerson Dietrichkeit, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Administração da Unioeste, graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná

José Vinícius Santos Barboza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Administração da Unioeste, graduado em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná(2013)

Jerry Adriani Johann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Docente do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Docente do Mestrado Profissional em Administração, do Mestrado em Contabilidade e do Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Downloads

Publicado

2020-08-12

Edição

Seção

Marketing