Projetos do Fundo Amazônia: O Fundo DEMA em Perspectiva - DOI (http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v2n2p119-137)

Autores

  • Bárbara Galleli Universidade de São Paulo
  • Hamilton Luiz Corrêa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17800/aos.v2i2.61

Palavras-chave:

Amazônia, Fundo Dema, Projeto Social, Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

Diante do cenário peculiar de indiscutível necessidade de um desenvolvimento sustentável na região amazônica, projetos de cunho social possuem papel significativo. O presente artigo apresenta e discute o Fundo Dema, no âmbito do Fundo Amazônia, sob uma perspectiva qualitativa, com vistas a identificar os desafios e assinalar oportunidades deste projeto. As dimensões recursos financeiros, objetivos, pertinência de contexto, gestão, relevância e acessibilidade são quesitos bem avaliados, seus indicadores ou são atendidos por completo ou parcialmente. Já a dimensão prazo não teve uma avaliação positiva. Foram pontuados seis desafios e seis oportunidades, sendo que alguns desafios são superados por mais de uma alternativa de oportunidade, ou algumas das mesmas oportunidades são viáveis para eliminar diferentes desafios. Debates como este são importantes para aguçar a vontade política e desafiar os cidadãos, trazendo visões diferentes ou ainda novas visões, muitas vezes desconhecidas para a maioria dos brasileiros.

Biografia do Autor

Bárbara Galleli, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), na linha Administração Geral (2013). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA/UEL) na linha de pesquisa Gestão das Organizações (2013). Graduada pela mesma instituição no curso de Administração (2011). Tem interesses de pesquisa e publicações nos seguintes temas: gestão por competências, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, ecoeficiência.

Hamilton Luiz Corrêa, Universidade de São Paulo

Graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1977) , mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1980) , doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1986) e pós-doutorado na Bélgica (1992). Professor Doutor da FEA/USP. Atualmente é Presidente da Comissão de Graduação da FEA/USP, Coordenador do Curso de Graduação em Administração da FEA/USP, Membro do Conselho de Graduação da USP, Conselheiro da Comissão de Cooperação Internacional da USP - CCINT/USP, Conselheiro do Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA/SP, Membro do Conselho Curador pela USP da Fundação do Desenvolvimento Administrativo - FUNDAP. Revisor de periódico da RAUSP - Revista de Administração e Membro de corpo editorial da Administrador Profissional. Tem experiência na Área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas.

Downloads

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

Gestão Social e Políticas Públicas