Percepção Ambiental do Consumidor sobre a ACV de Colchões ## Consumer Environmental Perception about the Mattresses’ LCA

Autores

  • Thayse Ana Ferreira Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Cascavel, Paraná, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8690-0082
  • Cibely Delabeneta Graduada em Fisioterapia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) na Universidade da Amazônia. Belém, Pará, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4348-9825
  • Loreni Teresinha Brandalise Doutorado em Engenharia de produção. Docente do Mestrado Profissional em Administração (PPGA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Cascavel, Paraná, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4359-0787

DOI:

https://doi.org/10.17648/aos.v10i1.908

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Percepção Ambiental, ACV, Colchão

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar o grau de percepção dos consumidores sobre às questões ambientais constatadas na Análise do Ciclo de Vida do produto (ACV) de colchões. A metodologia foi quantitativa e qualitativa, com utilização do modelo VAPERCOM que foi aplicado aos potenciais consumidores de colchões, visando realizar a caracterização do produto e do público consumidor, onde abordou-se a percepção ambiental, os hábitos de consumo ecológico e a importância das etapas da ACV. O resultado mostrou que, em geral, os respondentes têm percepção ecológica e se preocupam com a ACV e que parte deles tem hábitos de consumo ecológico. Sugere-se que a empresa busque componentes menos prejudiciais para fabricação da espuma e realize a logística reversa.

 

ABSTRACT

The objective of this research was to identify the degree of consumer perception about the environmental issues identified in the Product Life Cycle Analysis (LCA) of mattresses. The methodology was quantitative and qualitative, using the VAPERCOM model that was applied to the potential consumers of mattresses, aiming to characterize the product and the consumer public, where the environmental perception, the ecological consumption habits, and the importance of the steps of LCA.

Biografia do Autor

Thayse Ana Ferreira, Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Cascavel, Paraná, Brasil.

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Cascavel, Paraná, Brasil.

Cibely Delabeneta, Graduada em Fisioterapia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) na Universidade da Amazônia. Belém, Pará, Brasil.

Graduada em Fisioterapia. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) na Universidade da Amazônia. Belém, Pará, Brasil.

Loreni Teresinha Brandalise, Doutorado em Engenharia de produção. Docente do Mestrado Profissional em Administração (PPGA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Cascavel, Paraná, Brasil.

Doutorado em Engenharia de produção. Docente do Mestrado Profissional em Administração (PPGA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Cascavel, Paraná, Brasil.

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Publicado

2021-06-18

Edição

Seção

Marketing