Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O/A autor/a ou algum/a dos/as co-autores/as possui titulação mínima de Doutor/a, sendo permitida a submissão de artigos assinados por Doutores/as em conjunto com Doutorandos/as, Mestrandos/as ou Graduandos/as.
  • O artigo deve estar assinado por, no máximo, 03 (três) autores/as;
  • Deverá conter um título conciso com o conteúdo do trabalho, que não ultrapasse 15 palavras ou 100 caracteres com espaço.
  • O manuscrito deve possuir de 15 (quinze) a 25 (vinte e cinco) páginas (incluídas as referências bibliográficas);
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O/A responsável pela submissão do artigo está devidamente cadastrado/a no Portal de Periódicos da revista como autor/a, sendo que Ttodos os metadados dos autores devem estar inseridos no momento da submissão do artigo, incluindo nome completo, e-mail para contato, Instituição/Afiliação, país e resumo da biografia;
  • Todos os metadados referentes ao artigo foram inseridos na plataforma de submissão, notadamente: título, resumo, palavras-chave, contribuições e referências bibliográficas.

Diretrizes para Autores

Requisitos de formatação

O artigo submetido deve seguir as orientações pré-determinadas com relação às características técnicas (normalização):

A) Arquivo no formato .doc, ou em formato compatível com o Microsoft Word, do pacote Office, sem ultrapassar o tamanho máximo de 2MB;

B) Deverá conter um título conciso com o conteúdo do trabalho, que não ultrapasse 15 palavras ou 100 caracteres com espaço;

C) O manuscrito deve possuir de 15 (quinze) a 25 (vinte e cinco) páginas (incluídas as referências bibliográficas);

D) A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares;

E) Utilização da fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 para o texto corrido;

F) Fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento simples e recuo de 4.0cm da margem esquerda para citações diretas com mais de 3 linhas;

G) Títulos e subtítulos em caixa alta, alinhados à esquerda e em negrito;

H) Título e resumo em língua estrangeira (preferencialmente, em inglês, com o padrão instrumental do idioma);

I) Resumo informativo, no idioma do texto, entre 150 e até 250 palavras, que apresente concisamente seu problema, objeto de estudo, objetivos, metodologia da pesquisa, resultados e conclusões, conforme as regras da NBR 6028:2021 ABNT;

J) Após o resumo, deve constar uma relação entre 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave (palavras ou expressões que expressem as ideias centrais do texto), as quais possam facilitar posterior pesquisa ao trabalho. As palavras-chave são separadas entre si por ponto e vírgula;

K) As citações no texto devem ser transcritas entre aspas duplas, no caso de citação direta, de até três linhas, vindo incorporada ao parágrafo. No caso de citação direta, com mais de três linhas, deve seguir a formatação indicada na letra "F" deste item.

L) Todas as referências ao longo do texto devem ser feitas no formato autor-data, conforme NBR 10520 (ABNT, 2002), utilizando as notas de rodapé apenas para fins meramente explicativos, devendo ser evitadas e utilizadas estritamente quando e se necessário. As referências bibliográficas devem ser citadas no corpo do trabalho com indicação do sobrenome do(s) autor(es), ano e página de publicação. Elas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, de acordo com a norma ABNT 6023.

M) As referências bibliográficas deverão ser apresentadas no final do texto, organizadas em ordem alfabética e alinhadas à esquerda, conforme a NBR 6023 (ABNT, 2018).

N) Deverá ser enviado pelo site http://revistas.unama.br/index.php/asdf/index) em “Envie seu Trabalho”.

Artigos

Política padrão de seção

CONSTITUIÇÃO, DEMOCRACIA E DIREITOS FUNDAMENTAIS

Nesta área os artigos científicos apresentados devem proporcionar o aprofundamento dos debates e possibilitar a inserção de novas interpretações críticas sobre o eixo dos temas envolvendo a democracia e suas manifestações, os direitos fundamentais e suas exigências como assuntos constitucionais que podem estar presente nos diversos níveis da federação (União, Estado/Distrito Federal e Municípios, estes através de suas Leis Orgânicas).

CIÊNCIAS CRIMINAIS E DIREITOS FUNDAMENTAIS

Nesta área os artigos apresentados deverão considerar o debate sobre a visão do pensamento penal crítico e seu aprofundamento em suas diversas interpretações frente aos direitos fundamentais entendidos como direitos humanos positivados com cláusulas de exigibilidade, podem ser abordados temas no cenário internacional, nacional e. em especial, na Amazônia e a atualidade contextual dos crimes ambientais.

POLÍTICAS PÚBLICAS, EFICÁCIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E DIREITOS SOCIAIS

Nesta área os artigos apresentados poderão considerar, dentre outros aspectos, o debate sobre o direito público dentro do âmbito das políticas públicas sob a óptica da dimensão social dos direitos fundamentais, no plano nacional e internacional, seu aprofundamento crítico, ressaltando os desafios, avanços e retrocessos na dinâmica sociedade atual.
Os editores desta seção, após avaliarem a capacidade técnica de envio dos artigos para esta área, decidirão por enviarem ou não enviarem (rejeitarem) os artigos para avaliação (double blind review), controlando o tempo de análise pelos consultores AdHoc e a resposta sempre atualizada para os autores que realizaram a submissão.

DIREITO, ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Nesta área os artigos poderão considerar em suas abordagens as dimensões jurídicas da análise econômica do direito no plano das relações internacionais, entendendo seus mecanismos de ordenação na sociedade internacional e aprofundando o debate sobre a epistemologia do direito como um instrumento por meio do qual se regulam as relações privadas frente soberania dos Estados ressaltando os desafios da atualidade, tais como os objetivos de desenvolvimento sustentável previstos na Agenda 2030. 

Os editores desta seção, após avaliarem a capacidade técnica de envio dos artigos para esta área, decidirão por enviarem ou não enviarem (rejeitarem) os artigos para avaliação (double blind review), controlando o tempo de análise pelos consultores AdHoc e a resposta sempre atualizada para os autores que realizaram a submissão.

DIREITOS FUNDAMENTAIS, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO

Nesta área os artigos poderão apresentar e aprofundar o debate sobre o desafio da implementação das políticas ambientais como respostas às demandas sociais, no plano internacional, nacional, regional e local, devem considerar tanto o meio ambiente comoquanto o desenvolvimento como direitos fundamentais que devem estar assegurados nas presente e futuras gerações na lógica da sustentabilidade que requer um aprofundamento na discussão sobre o uso dos recursos ambientais em todas as regiões do Planeta, mas especialmente em regiões de alta concentração de biodiversidade como na Amazônia.
Os editores desta seção, após avaliarem a capacidade técnica de envio dos artigos para esta área, decidirão por enviarem ou não enviarem (rejeitarem) os artigos para avaliação (double blind review), controlando o tempo de análise pelos consultores AdHoc e a resposta sempre atualizada para os autores que realizaram a submissão.

DIREITO, GOVERNANÇA E NOVAS TECNOLOGIAS

Nesta área, os artigos poderão versar acerca das novas políticas de governanças regionais, nacionais e internacionais, tanto no setor público como no setor privado, envolvendo temas sensíveis como a coleta, gestão e a proteção de dados pessoais; a aplicabilidade e impactos da inteligência artificial e o uso de algorítimos dentro da atual sociedade e a internet das coisas; a crítica acerca do surgimento, aplicação e regulamentação de novas tecnologias em prol do aperfeiçoamento da realização e proteção dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana.

RESUMOS EXPANDIDOS

Seção com resumos expandidos resultantes de pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGDF, publicizando a produção dos egressos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.