GESTÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DA GESTÃO DE CONSELHO ESCOLAR

Autores

  • José Antonio Peres UNAMA-UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
  • Sandro Luis Gaia Pamplona
  • Jeane Pereira da Graça Costa

Palavras-chave:

conselho, escola, Gestão Social, participação, emancipação.

Resumo

O artigo estabelece uma análise em relação aos desafios e possibilidades da atuação dos conselhos escolares, enfatizando o seu princípio regulatório, de gestão e participação dos atores. O fundamento teórico utilizado decorre dos princípios da Gestão social, da emancipação e democracia deliberativa. O locus de pesquisa compreende o conselho de uma escola pública municipal. Como coleta de dados foi realizada uma pesquisa de campo, por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas. Foi utilizada a técnica de Análise dos Dados. Os resultados apontaram que na instituição em estudo ocorre o processo de participação, e que esta participação, assim como os princípios de emancipação e deliberação coletiva não estão em suma percebidos e praticados pelos atores tendo em vista o modelo de gestão e participação observado.

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Publicado

2018-09-05

Edição

Seção

2018_EIXO7: Jovens Pesquisadores