A INFORMAÇÃO DE CUSTOS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

Autores

  • Gleydson Wilson Santos De Sousa Universidade Federal do Pará
  • Mauricio Dias da Silva Universidade Federal Rural da Amazônia

Palavras-chave:

Instrumentos de Gestão. Sistema de Informação de Custos. Custos no Setor Público. Qualidade do Gasto Público

Resumo

A pesquisa buscou demonstrar as diretrizes, os desafios e implicações da adoção da gestão de custos na Universidade Federal da Amazônia (UFRA) por meio do Sistema de Informação de Custos (SIC). Considerando as limitações existentes para a operacionalização do SIC, visto que o índice de sua utilização pelas Instituições Federais é baixo, buscou-se discutir os benefícios da adoção das informações de custos para fins de tomada de decisão pelos gestores, demonstrando também as ferramentas disponibilizadas que auxiliarão a elaboração dos relatórios de custos. Demonstrou-se relatos da implementação do sistema de informação de custos no Banco Central do Brasil (Bacen) e na Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), reconhecidas como duas das melhores práticas de implementação de gestão de custos entre órgãos federais, e com base nessas experiências e nos dados da UFRA foram propostos modelos e estratégias adequadas à sua realidade, dentro das legislações vigentes.A pesquisa pode ser classificada como aplicada por sua característica exploratória e de caráter multidisciplinar. Utilizou-se análise qualitativa mediante pesquisa bibliográfica e documental. Ao final, foram ratificados os benefícios da operacionalização do SIC na UFRA, mediante a apresentação das experiências exitosas do Bacen e da EBC. Assim, conclui-se que as informações de custos extraídas dos sistemas estruturantes do Governo Federal, utilizando o método de custeio por absorção, contribuirão de maneira relevante aos gestores da UFRA visando o alcance da excelência na gestão e na oferta de serviços à comunidade.

Biografia do Autor

Gleydson Wilson Santos De Sousa, Universidade Federal do Pará

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará. Estagiário da Seção de Conformidade de Registro de Gestão (SECREG) na Universidade Federal Rural da Amazônia.

Mauricio Dias da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Mestre em Gestão Pública pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA/UFPA. Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Pará (2013). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (2009). Técnico-Administrativo em Educação - Contador na Universidade Federal Rural da Amazônia desde 04/10/2011.

Downloads

Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

2019 Eixo 2 - Gestão, competitividade, contabilidade, transparência e governança de entidades públicas e privadas