MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: O caso da GSW exportações de madeiras

Autores

  • Ana Jaqueline Borges Rodrigues Faculdade Estácio do Pará
  • Keila Regina Mota Negrão Faculdade Estácio do Pará Universidade da Amazônia
  • Elaine Cristina Grecchi Gonçalves Faculdade Estácio do Pará

Palavras-chave:

Marketing de relacionamento. Fidelização de clientes. Exportações.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar as estratégias de marketing de relacionamento voltadas para a fidelização de cliente na empresa GSW Exportações de Madeiras Eireli. Neste contexto, foi conduzido um estudo de caso, com abordagem qualitativa, que parte de um referencial teórico sustentado por Gordon (2001) e Bogmann (2000), referentes ao marketing de relacionamento e fidelização de clientes, respectivamente. Para isso, foi aplicada entrevista com o sócio-gerente da empresa analisada construído com base nas indicações do referencial teórico. Os resultados mostraram que a pontualidade na entrega e a qualidade dos produtos são as principais estratégias da empresa relacionadas ao marketing de relacionamento para fidelização de clientes. Considera-se ainda que empresa utiliza as estratégias de marketing de relacionamento, porém as constantes mudanças no mercado internacional afetam diretamente a fidelização de clientes.

Biografia do Autor

Ana Jaqueline Borges Rodrigues, Faculdade Estácio do Pará

Graduada em administração

Keila Regina Mota Negrão, Faculdade Estácio do Pará Universidade da Amazônia

O presente estudo teve como objetivo identificar as estratégias de marketing de relacionamento voltadas para a fidelização de cliente na empresa GSW Exportações de Madeiras Eireli. Neste contexto, foi conduzido um estudo de caso, com abordagem qualitativa, que parte de um referencial teórico sustentado por Gordon (2001) e Bogmann (2000), referentes ao marketing de relacionamento e fidelização de clientes, respectivamente. Para isso, foi aplicada entrevista com o sócio-gerente da empresa analisada construído com base nas indicações do referencial teórico. Os resultados mostraram que a pontualidade na entrega e a qualidade dos produtos são as principais estratégias da empresa relacionadas ao marketing de relacionamento para fidelização de clientes. Considera-se ainda que empresa utiliza as estratégias de marketing de relacionamento, porém as constantes mudanças no mercado internacional afetam diretamente a fidelização de clientes.

Elaine Cristina Grecchi Gonçalves, Faculdade Estácio do Pará

Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - EBAPE/RJ, especialista em Gestão Empresarial (FGV) e em Gestão de Pessoas (FGV), graduada em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA). É Coordenadora dos Cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos da Estácio-FAP (Belém). Atuou como Professora-Substituta da Faculdade de Administração da Universidade Federal do Pará (UFPA), Professora-Tutora do curso à distância de Administração Pública da UFPA e Professora-Assistente na Universidade da Amazônia (UNAMA), onde atuou como Coordenadora do Curso de Administração. Atua como docente em cursos de Pós-Graduação, como facilitadora em treinamentos organizacionais e tem experiência na elaboração de questões para concurso público. Anteriormente à atuação na área acadêmica, foi bancária, tendo atuado em diversos cargos, dentre eles Gerente Pessoa Física, Gerente Pessoa Jurídica e Trainee Comercial.

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Publicado

2019-11-04