ACCOUNTABILITY NA GESTÃO PÚBLICA: ANALISE A PARTIR DE PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Autores

  • Josué de Lima Carvalho UNISA/UFRA
  • Julia Oliveira Silva UFRA
  • Ticiane Lima dos Santos UFRA
  • Ynis Cristine de Santana Martins Lino Ferreira

Palavras-chave:

untability, Gestão Pública, Controle Interno.

Resumo

Resumo: A gestão pública tem se aprimorado bastante nas últimas décadas, os usuários externos e internos (stakeholders) estão a cada dia mais informados e participantes das decisões e do processo de prestação de contas na Administração Pública. Portanto, através da fundamentação, este trabalho tem por objetivo verificar o papel da Accountability na gestão pública e as relações com ferramentas e entes na busca de prestação de contas na perspectiva de trabalhos publicados em revistas e anais de eventos de grande relevância nos últimos 10 anos. A metodologia aplicada envolve analise de corpus textual no software Iramuteq, em forma de nuvem de palavras e analise de similitude. Os resultados expressam que no corpus textual analisado a incidência dos termos Accountability e público apresentaram as maiores frequências, possuindo relação mediana e fraca com termos que remetem ao controle interno, e em uma nova perspectiva da gestão pública.

Biografia do Autor

Josué de Lima Carvalho, UNISA/UFRA

Especialista em Contabilidade, formado pela Ufra Tomé-Açu, membro da comissão de meio ambiente do CRC/PA. Atua como professor/tutor na UNISA polo Tomé-Açu com as disciplinas de Sustentabilidade e Meio Ambiente, Liderança, cultura e poder nas organizações e A Evolução da Contabilidade.

Ticiane Lima dos Santos, UFRA

Possui DOUTORADO em Administração (UNAMA) MESTRADO INTERNACINAL - UDE (2008) e MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN (2010). graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela UFPA (2003), graduação em PEDAGOGIA pela UEPA (2002), ESPECIALIZAÇÃO Metodologia do Ensino superior (UEPA), Eco Auditoria (UFPA) ). Atuou em IES em cursos: Técnico-profissionalizantes, Graduação e Pós graduação, na Capital e no interior do Estado. desenvolveu atividades em gerencial, terceiro setor, micro e pequenas empresas, Empresa de Capital Aberto e Fechado, metodologia, didática, avaliação e Educação. Tendo experiência em implementação de Sistema de Gestão Ambiental, cooperativa e formação profissional, autora de artigos e professora da Universidade Federal Rural da Amazônia contribuindo diuturnamente para o desenvolvimento da Educação.

Ynis Cristine de Santana Martins Lino Ferreira

Graduada em Ciências Contábeis pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia-IESAM (2007). Especialista em Informação Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente- NUMA/UFPA (2010). Mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pelo NUMA/UFPA (2011). Doutora em Administração (PPAD) na Universidade da Amazônia-UNAMA (2018). Atuou como bolsista de pesquisa da Diretoria de Estudos Ambientais do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Estado do Pará-IDESP. Possui experiência em Contabilidade Pública, adquirida em atividades de planejamento, execução, supervisão e coordenação relativa à contabilidade e à auditoria, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA, onde atuou como contadora. Atualmente é professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar Amazônias (GEMAM) da UFRA, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA) da Universidade de São Paulo (USP), Pesquisadora do Grupo Gestão Social e Desenvolvimento Local da UNAMA, pesquisadora do Núcleo de Estudos em R para o Desenvolvimento Sustentável (NERDS) da UNAMA, integrante da Rede de Gestão Social Amazônia (RGSA).

Downloads

Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

2019 Eixo 4 - Governança, Participação Social e Transparência na Gestão Pública e Territorial