RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE: A responsabilidade social das empresas na perspectiva das comunidades vizinhas ao polo industrial de Barcarena-PA.

Autores

  • Breno Anderson Pereira Melo Universidade Federal do Pará e Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia. http://orcid.org/0000-0003-3930-5138
  • Voyner Ravena Cañete Universidade Federal do Pará
  • Dione De Araújo Fernandes Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia.
  • Mayane Ferreira Ribeiro Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia.
  • Regiane Araújo Da silva Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia.

Palavras-chave:

Diálogo Social, Gestão Socioambiental, Justiça Social.

Resumo

O polo industrial de Barcarena é composto por empresas que possuem atividades de diferentes ramos da indústria. Os processos produtivos dessas empresas impõem impactos ambientais e sociais que geram situações prejudiciais para as comunidades vizinhas, tanto pelas grandes transformações na paisagem físico-humana da região, quanto pelos resíduos gerados no processo de cada empresa. Nesse sentido, os aspectos de preservação do meio ambiente e de responsabilidade social dessas empresas junto às comunidades que vivem na área de interesse devem ser levados em consideração. Este trabalho busca descrever as principais ações relacionadas aos aspectos sociais vividos pelas comunidades vizinhas ao polo industrial do município de Barcarena – Pará. Para tanto, faz uma breve descrição das ações de responsabilidade social de algumas empresas e o resultado junto à comunidade, apresentado o sentimento dos líderes comunitários em relação à implantação, funcionamento das empresas do complexo industrial e de que maneira a atuação dessas empresas no âmbito da responsabilidade social é percebida pela liderança das localidades visitadas. A pesquisa de campo fez uso de entrevistas semiestruturadas, de forma a conhecer o que os representantes pensam sobre a relação comunidade e empresa, assim como a maneira como lidam com as questões ambientais e sociais.

Biografia do Autor

Breno Anderson Pereira Melo, Universidade Federal do Pará e Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia.

Mestre em ensino de Ciências Ambientais (PROFCIAMB), do Instituto de Geociências (IG/UFPA), especialista em Gestão Pública com ênfase em Administração e MBA em Gestão de Pessoas e Gestão Ambiental. Possuo Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (2011) e graduando em Direito pela Universidade Federal do Pará. Possuo mais de 14 anos de experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Administrativa, Finanças e Pessoas. 

Tenho sólido conhecimento profissional na área administrativa sendo: Administração Geral, Recursos Humanos, Departamento Pessoal e Departamento Financeiro – Contábil. Atualmente sou servidor temporário da Junta Comercial do Estado do Pará ( JUCEPA ), Professor de Finanças, Custos e Contabilidade na Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia ( FAM ), Professor do Instituto de Educação Permanente da Amazônia ( IEPAM ), Professor na UNOPAR Barcarena, Tutor no curso de Administração Pública EAD na UFPA  e Agente de Orientação no Sebrae - Pará.

Voyner Ravena Cañete, Universidade Federal do Pará

Professora Associada I da Universidade Federal do Pará ? UFPA/Brasil, vinculada ao Instituto de Ciências Biológicas e atuando nos Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca (PPGEAP/UFPA), no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA) e no Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB/UFPA). Possui Graduação em Bacharelado em História (1991), Mestrado em Antropologia Social (2000) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (2005) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão universitária, desde 1998, voltados especialmente às questões ambientais relativas às populações tradicionais em cenários rurais amazônicos, assim como em áreas periurbanas em uma perspectiva interdisciplinar envolvendo meio ambiente, saúde e modo de vida. Entre 1998 e 2005 desenvolveu pesquisa sobre o campesinato amazônico e seu modo de vida, focalizando especialmente o parentesco como estratégia de acesso e uso de recursos naturais. Entre 2006 e 2012 estendeu seus estudos para os cenários regionais que envolviam populações tradicionais ribeirinhas nos rios amazônicos e suas características de pluriatividade. Desde 2010 vem desenvolvendo estudos sobre populações pesqueiras e seu modo de vida, particularmente em ambientes estuarinos e costeiros. Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGSA/UFPA).

Dione De Araújo Fernandes, Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia.

Graduada em Administração

Mayane Ferreira Ribeiro, Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia.

Graduada em Administração

Regiane Araújo Da silva, Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia.

Graduada em Administração

Downloads

Publicado

2021-03-01

Edição

Seção

2020 - Eixo 2 - Cadeias de valor sustentáveis e Competitividade