EMISSÃO E OMISSÃO DAS INFORMAÇÕES NOS PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO EM SEIS MUNICÍPIOS PARAENSES

Autores

  • Josué de Lima Carvalho UFRA/UNAMA/UFSC/UFOPA
  • Ariele Gonçalves Nunes Prefeitura Municipal de Tomé-Açu
  • Ynis Cristine de Santana Martins Lino Ferreira UFRA

Palavras-chave:

Nível de Transparência, Municípios, Vale do Acará.

Resumo

Objetiva-se identificar o nível de divulgação de informações acerca da gestão pública nos portais eletrônicos dos municípios do Vale do Acará, para posteriormente comparar o nível de informações divulgadas nos portais eletrônicos nos anos de 2017 e 2018. Para o desenvolvimento da pesquisa o instrumento utilizado para verificar o que as prefeituras dos municípios estudados estavam publicando, foi elaborado um checklist com 39 quesitos baseados nas Leis de Responsabilidade Fiscal, Lei de Transparência e Lei de Acesso à Informação, assim foram criados rankings dos níveis de transparência dos municípios analisados. Logo o município com o menor nível de transparência em ambos os anos estudados foi o município de Tailândia. O que permite concluir que, os municípios com melhores níveis de transparência são os municípios com menores populações, enquanto o município mais populoso da amostra foi o que menos divulgou informações tornando-se assim o menos transparente.

Biografia do Autor

Josué de Lima Carvalho, UFRA/UNAMA/UFSC/UFOPA

Professor universitário (substituto UFRA/Unama Parque Shpping), mestrando Contabilidade PPGC/UFSC e emSociedade, ambiente e qualidade de VIDA PPGSAQ/UFOPA, contador.

Ariele Gonçalves Nunes, Prefeitura Municipal de Tomé-Açu

Bacharel em contabilidade, contadora, funcionária pública.

Ynis Cristine de Santana Martins Lino Ferreira, UFRA

Doutora em Administração (PPAD) na Universidade da Amazônia-UNAMA (2018). Atuou como bolsista de pesquisa da Diretoria de Estudos Ambientais do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Estado do Pará-IDESP. Possui experiência em Contabilidade Pública, adquirida em atividades de planejamento, execução, supervisão e coordenação relativa à contabilidade e à auditoria, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA, onde atuou como contadora. Atualmente é professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar Amazônias (GEMAM) da UFRA, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA) da Universidade de São Paulo (USP), Pesquisadora do Grupo Gestão Social e Desenvolvimento Local da UNAMA, pesquisadora do Núcleo de Estudos em R para o Desenvolvimento Sustentável (NERDS) da UNAMA, integrante da Rede de Gestão Social Amazônia (RGSA).

Downloads

Publicado

2022-05-03

Edição

Seção

2021 - XII CODS - Eixo 1: Gestão Pública e do Desenvolvimento