A ADOÇÃO DE INOVAÇÕES TECNOLOGICAS COMO ESTRATÉGIA DE SUPORTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Thalita Carvalho Bezerra Universidade da Amazônia

Palavras-chave:

Inovação, Tecnologia Educacional, Adoção, Difusão.

Resumo

As tecnologias estão cada vez mais presente no contexto educacional presencial, bem como à distância. Assim, analisar como as características das inovações propostas por alguns estudiosos influenciam na adoção das inovações tecnológicas no contexto educacional, identificando a relação entre essas variáveis, pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias de gestão e ensino mais eficazes. O objetivo deste artigo foi abordar as variáveis que contribuem para a inovação tecnológica no ambiente virtual de aprendizagem, tendo em consideração os aspectos que podem contribuir para a sua adoção como ferramenta de apoio ao ensino. O estudo abordou como base teórica a Teoria da Difusão e Adoção da Inovação, posteriormente aprimorada por outros estudiosos. A pesquisa em fase de desenvolvimento, buscará analisar se as variáveis facilidade de uso, experimentação, vantagem relativa, visibilidade, uso voluntário, imagem e compatibilidade, afetam significativamente na adoção de tecnologias educacionais.

Biografia do Autor

Thalita Carvalho Bezerra, Universidade da Amazônia

Formada em Pedagogia pela UEPA, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia - UNAMA.

Downloads

Publicado

2022-05-03

Edição

Seção

2021 - XII CODS - Eixo 3: Mercado, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade